9 Alimentos e Bebidas Desencadeadores de Enxaquecas


Cerca de 15% dos adultos de todo mundo sofrem ou já sofreram com pelo menos uma crise de enxaqueca na vida (1). E, como essa dor tem diferentes causas, inclusive a alimentação, é importante saber  quais são os alimentos e bebidas que desencadeiam as enxaquecas.

Essas dores, aliás, são muito maiores do que as causadas por uma dor de cabeça comum. As enxaquecas afetam fortemente a qualidade de vida daqueles que convivem com elas.

Aproximadamente 60% das pessoas que sofrem com essas dores afirmam que há certos alimentos e bebidas que causam as enxaquecas (2). Além disso, várias pesquisas corroboram essa ideia. Por isso, listamos a seguir 9 alimentos que você deve evitar para não sofrer com enxaquecas. Confira:

1.  Queijos envelhecidos

O queijo é identificado por muitos como um dos maiores causadores das enxaquecas. De acordo com pesquisadores, isso teria relação com seus altos níveis de tiramina, por conta de sua capacidade de afetar o funcionamento dos vasos sanguíneos e desencadear as dores.

Outros alimentos que também são ricos na tiramina são alimentos defumados e postos em conserva, como salame, chucrute e tofu.

No entanto, as evidências sobre a tiramina atuar diretamente na enxaqueca não são muitos claras. Mesmo assim, mais da metade dos estudos indicam que essa substância pode causar dores em algumas pessoas (3).

2. Chocolate

Entre os alimentos e bebidas desencadeadores de enxaquecas está o chocolate. A justificativa são duas substâncias que o chocolate contem: feniletilamina e flavonoides (3 , 4). No entanto, os pesquisadores não chegaram a um consenso.

Alguns estudos apontam que o chocolate só causa enxaqueca em pessoas muito sensíveis. Um deles constatou que 5 entre 12 participantes tiveram uma crise de enxaqueca depois de comer esse doce (5 , 6). Esses mesmos participantes não relataram nenhum ataque depois de consumirem um placebo.

As muitas pesquisas já feitas feitas sobre o assunto, porém, ainda não indicaram as relações de causa e efeito. Mesmo assim, é bom evitá-lo caso você perceba que esse doce é um dos causadores das suas enxaquecas (7 , 8 , 9).

3. Carnes curadas ou processadas

Carnes curadas ou processadas são conservadas por meio de substâncias como os nitratos ou nitritos. Eles são apontados como causadores de dores de cabeça desse a década de 70. Alguns exemplos de carnes assim são a salsicha e a linguiça.

Até hoje, as carnes processadas ou curadas são vistas como desencadeadoras das dores de cabeça. E isso por causa desses componentes usados em sua conservação.

4. Alimentos gordurosos e fritos

Entre os alimentos e bebidas desencadeadores das enxaquecas estão aqueles que têm a gordura como um de seus principais componentes. Isso acontece porque, quando há muita gordura no organismo, o resultado é a produção desenfreada de prostaglandinas. E essas substâncias fazem com que os vasos sanguíneos se dilatem, causando mais dores de cabeça (10).

Um estudo mostrou que pessoas que consumiam mais de 69 g de gordura por dia tinham duas vezes mais crises de enxaqueca. Além disso, essa pesquisa também descobriu que reduzir a ingestão de gordura diminui as enxaquecas, de acordo com os relatos de seus participantes.

Análises feitas a partir de uma dieta vegana livre de gordura mostraram que uma alimentação menos gordurosa diminui não só as dores de cabeça, mas também a sua frequência (11).

É bom observar que, nesses estudos, não foi apenas a ingestão de gordura que foi cortada do cardápio. Alimentos altamente calóricos também ficaram de fora da dieta, assim como alimentos de origem animal.

5. Alguns tipos de comidas chinesas

O glutamato de monossódio serve para potencializar o sabor de alimentos processados. O seu uso é bastante comum na culinária chinesa, com a finalidade de salgar os produtos.

Tão comum quanto o seu uso, porém, são os relatos de que ele causa dores de cabeça. As evidências ainda são controversas, porque nenhum estudo até então mostrou a ligação do glutamato de monossódio a essas dores.

No entanto, é bem provável que eles tenham uma certa responsabilidade e é importante evitá-los, caso você sofra com esse problema (12).

[thrive_leads id=’3722′]

 

6. Cafés, chás e refrigerantes

Bebidas com cafeína estão entre os alimentos e bebidas desencadeadores das enxaquecas. É curioso afirmar, no entanto, que a retirada da cafeína do cotidiano de forma repentina também pode causar dores de cabeça.

Isso acontece porque os vasos sanguíneos que a cafeína expande se contraem sem o seu consumo. E isso acaba causando dores profundas e incômodas.

7. Adoçantes artificiais

O aspartame é um adoçante artificial, bastante usado em alimentos e bebidas para de deixá-los mais doces. O uso desse adoçando faz com que não haja a necessidade de acrescentar açúcar neles.

Muitas pessoas reclamam que sentem dores depois de consumir produtos com aspartame. Porém ainda não existem estudos que provem que essa substância ocasione as enxaquecas (13 , 14).

São poucas as pesquisas que indicam essa relação. Algumas dessas análises mostram que 6 de 11 participantes sentiram mais dores de cabeça depois de consumir aspartame (15).

8. Bebidas alcoólicas

Entre os alimentos e bebidas desencadeadores de enxaquecas estão as bebidas alcoólicas. No entanto,  ao contrário do que se pode imaginar, a razão não é muito clara.

Pessoas que sofrem com enxaquecas normalmente consomem menos álcool do que as que não sofrem. Além disso, as dores de cabeça costumam ser um sintoma comum para àqueles que estão sofrendo de ressaca (16).

Ainda assim, não se tem certeza sobre a responsabilidade do álcool nessa equação. Muita gente aponta o vinho tinto como um dos causadores das dores de cabeça, baseando-se nos compostos que o compõem. Alguns deles são a histamina, os sulfitos e os flavonoides (17 , 18).

De todo modo, as bebidas alcoólicas são apontadas como causadoras das enxaquecas em pelo menos 10% da população mundial. Se você é suscetível a essas dores é importante evitá-las ou tentar consumi-las com o máximo de moderação possível.

9. Comidas e bebidas frias

Talvez você jamais tenha ouvido falar, mas não é raro que alguém reclame que sentiu dor de cabeça tomando sorvete ou qualquer bebida muito gelada. Isso normalmente só acontece com pessoas muito sensíveis, mas acontece.

Um estudo testou a seguinte situação: colocar um cubo de gelo na boca dos seus participantes durante 90 segundos. O objetivo era avaliar o que isso poderia causar na relação do frio e da dor de cabeça (19).

A descoberta foi a seguinte: os testes causaram dores de cabeça fortes em 76 participantes que já sofriam com enxaquecas. Por outro lado, os que sofriam apenas com dores de cabeça leves também sentiram incômodos.

Mais uma pesquisa mostrou que mulheres que tiveram dor de cabeça no dia anterior costumavam sentir mais dor se consomem água gelada (20).

Sendo assim, quem sofre com dor de cabeça pode ter as dores elevadas quando consome alimentos gelados ou bebidas geladas, incluindo o sorvete e o iogurte congelado, para citar só alguns exemplos.

Fique atento à sua alimentação

Não dá para evitar as enxaquecas completamente, curá-las ou impedir que apareçam nos momentos mais inapropriados. No entanto, é possível evitar alguns alimentos e bebidas que tem a capacidade de iniciar as suas crises.

É difícil determinar quais alimentos e quais bebidas causam as dores de cabeça de modo geral. Justamente porque este assunto ainda está sendo estudo e não há um consenso formado a respeito. Ainda assim, vale a pena fazer testes e ver o que funciona no seu caso.