Alimentos Saudáveis Que Melhoram o Funcionamento do Intestino


A constipação é um problema que afeta muitas pessoas (1). Segundo um levantamento da Biblioteca Virtual de Saúde, cerca de 20% da população mundial sofre com esse desse mal. Contudo existem alguns alimentos saudáveis que melhoram o funcionamento do intestino.

prisão de ventre dificulta funcionamento do intestinoA prisão de ventre, como é conhecida popularmente, pode ser causada por uma série de fatores. Ela pode indicar tanto uma alimentação de baixa qualidade, quanto problemas mais graves. Por isso, é muito importante consultar um médico.

Muitas pessoas optam por utilizar medicamentos como laxantes para resolver o problema. Contudo, essa é uma medida que apenas camufla os sintomas. Se você tem uma dieta com baixo consumo de fibras, e pratica poucos exercícios físicos, com certeza voltará a sofrer de constipação.

Por conta disso, é muito importante que você consuma alimentos saudáveis que melhoram o funcionamento do intestino. Dessa maneira, além de evitar a prisão de ventre, você terá uma vida mais saudável. Além disso, pode evitar ter que tomar remédios para constipação (2).

Como os alimentos saudáveis melhoram o funcionamento do intestino?

Uma alimentação saudável é essencial para manter o trânsito intestinal funcionando de maneira regular. Isso porque, o nosso organismo funciona melhor quando ingerimos produtos que possuem vitaminas e nutrientes essenciais para o corpo.

Os alimentos saudáveis melhoram o funcionamento do intestino, pois possuem menos conservantes e são mais fáceis de serem digeridos. Além disso, seus componentes são mais aproveitados pelo o corpo. Isso sem contar que eles geram uma série de outros benefícios.

Contudo, uma dieta saudável é apenas uma das medidas para se evitar a prisão de ventre. É essencial consumir muita água, pois, ela ajuda o corpo a eliminar toxinas do organismo. Além disso, a prática de atividades físicas também é muito importante para manter um corpo saudável (3).

Há alguns casos que a constipação é mais grave. m situações assim, o paciente pode precisar de supositórios e de enemas (lavagens intestinais). Essas medidas facilitam o processo de evacuação, eliminando as fezes com mais facilidade.

O ideal, em qualquer caso, é que a pessoa procure um profissional. Lembre-se que a prisão de ventre pode ser tanto apenas um problema de má alimentação, quanto algo mais grave. Por conta disso, é essencial que você procure um médico para obter orientações.

Por que a constipação ocorre?

cuidados com o intestinoA prisão de ventre pode ocorrer por uma série de fatores. O principal é uma alimentação com baixa quantidade de fibras. Esses nutrientes são essenciais para deixar o intestino funcionamento de forma regular. Por isso, ingerir poucos alimentos com fibras pode gerar a constipação.

Além disso, comer muitos produtos industrializados ou proteínas animais também causa a prisão de ventre. Isso porque, eles são mais difíceis de serem digeridos, e, consequentemente, demoram mais para serem expelidos pelo corpo através das fezes (4).

Outro fator que também causa a constipação é não ir ao banheiro na hora que o corpo precisa evacuar. É comum, por conta da correria do dia a dia, muitas pessoas deixarem de ir ao banheiro. Isso pode gerar uma série de outros problemas, como, por exemplo, a infecção urinária.

A frequência de evacuações pode variar de três a 12 vezes por semana. Contudo há situações em que é muito importante que você consulte um médico. Como, por exemplo, quando isso ocorre menos de duas vezes na semana, ou, quando é preciso um grande esforço para evacuar.

Mesmo sendo um problema que pode ser resolvido com uma mudança na dieta, é importante consultar um especialista. Isso ajuda a  saber se o problema está sendo causado por coisas mais graves. Como, por exemplo, doenças do cólon do reto, fissuras anais, câncer colorretal entre outros.

O estresse, a ansiedade e o sedentarismo também são fatores que podem causar a prisão de ventre. Isso porque, eles estão diretamente relacionados ao desempenho do organismo, pois, interferem totalmente nas reações químicas e no funcionamento dele.

Grãos e Cereais

grãos e cereaisOs grãos e cereais, de modo geral, são ótimos alimentos saudáveis que estimulam o bom funcionamento do intestino. Isso porque, eles são repletos de fibra, um nutriente essencial para regularizar o processo. Eles podem ser consumidos de diferentes maneiras (5).

  • Chia: As sementes de Chia, além de serem ricas em fibras, também possuem quantidades altas de ácidos graxos, minerais e vitaminas, que, além de regularem o intestino, também controlam o colesterol e os triglicerídeos (6).

Ela possui uma alta quantidade de fibra insolúvel que é essencial para estimular o movimento do sistema intestinal, fazendo, assim, uma varredura no organismo eliminando detritos e toxinas. É possível utilizar as sementes em sucos, vitaminas e chás (7).

  • Farelo de Aveia: Considerado um dos alimentos saudáveis mais populares e eficazes contra a prisão de ventre, o farelo de aveia é o item principal de uma série de dietas (8). Assim como a Chia, ele é repleto de fibras. Pode ser principalmente em vitaminas e sucos.
  • Linhaça: A semente do linho, além de ajudar no funcionamento do intestino, também possui uma série de outros benefícios, tais como: ajuda a controlar a diabetes, protege o organismo, previne alguns tipos de câncer e melhora a saúde dos ossos (9).
  • Nozes: Além de possuírem uma grande quantidade de fibras, também tem a chamada gordura boa, que é essencial segundo muitos nutricionistas. Podem ser consumidas de várias formas, mas, geralmente são encontradas in natura e em barras de cereais.

Além de serem excelentes fontes de fibras, os grãos e cereais são alimentos saudáveis que possuem uma série de benefícios. São considerados essenciais em muitas dietas por auxiliarem no bom funcionamento do organismo, bem como a estimular o emagrecimento.

Frutas

kiwiAs frutas também são excelentes opções de alimentos saudáveis que melhoram o funcionamento do intestino. Isso porque, elas possuem fibras e muitas  têm substâncias laxativas em sua composição (10).

  • Kiwi: Pesquisas apontam que pessoas que consomem ao menos dois kiwis por dia tendem a ter uma frequência de evacuação mais regular, evitando, assim, a constipação. Além disso, a fruta é rica em vitaminas e fibras essenciais para o corpo (11).
  • Mamão: A fruta é rica em papaína, que não só auxilia na digestão de proteínas, como, na diminuição do tempo de exposição do bolo fecal. Ela também ajuda o corpo a absorver nutrientes mais facilmente.
  • Maçãs: Possuem uma fibra solúvel que é importantíssima para a regularização do sistema digestivo. Além disso, também têm Pectina, que gera um efeito laxante bastante eficaz (12).
  • Ameixas: Vários nutricionistas apontam as ameixas como excelentes frutas laxativas, pois elas possuem o ácido diidroxifenil isatina, que estimula a mobilidade intestinal e a maior absorção de líquidos pelo organismo (13).
  • Peras: Também possuem fibras que são essenciais para melhorar o funcionamento do intestino, isso, sem contar que elas tem pouquíssimas calorias. O ideal é que sejam consumidas com casca, onde se encontra a maior parte dos nutrientes (14).
  • Figos: Possuem uma enzima chamada Ficina, que estimula o bolo alimentar a ficar menos tempo do sistema digestivo (15).

Uma  dica para quem pretende comer frutas para melhorar o funcionamento do intestino é ingeri-las com casca. Isso porque, é nesse local que a maioria dos nutrientes e vitaminas ficam concentrados.

Verduras, Vegetais e Legumes

vegetaisTambém são alimentos saudáveis essenciais na dieta de qualquer pessoa. Tenha em mente que eles, além de evitarem a prisão de ventre e regularem o funcionamento dos sistemas digestivo e intestinal, também são fontes ricas de nutrientes essenciais para o organismo (16).

  • Brócolis: Rico em antioxidantes, vitamina C e fibras, nutrientes essenciais para o bom funcionamento do intestino, é considerado um dos alimentos saudáveis essenciais em qualquer dieta.
  • Batata-Doce: Já é bastante conhecida para quem deseja manter uma boa forma, principalmente para quem frequenta academia ou possui uma vida mais fitness. Deve ser consumida, de preferencia, com casca, onde se encontra a maior parte dos nutrientes.
  • Alcachofra: Possuem efeitos prebióticos muito potentes. Isso quer dizer que ele consegue alimentar as chamadas bactérias boas do colón, o que melhora a saúde do sistema digestivo, e, consequentemente, ajuda no funcionamento do intestino (17).

A grande vantagem das verduras, vegetais e legumes, é que eles podem ser consumidos de diversas maneiras. É possível consumi-los como acompanhamentos, em forma de saladas, caldos, sopas, ou, até mesmo, sucos Detox.

Outros alimentos que melhoram o funcionamento do intestino

Existe uma série de outros alimentos saudáveis que também são bastante eficazes na hora de melhorar o desempenho do organismo. Contudo, é muito importante que se preste atenção nos acompanhamentos deles.

  • Feijão: É considerado um grande amigo do intestino, pois além de aumentar o bolo fecal, também ajuda na captação de água no organismo, componente essencial para a eliminação de dejetos e toxinas (18).

Contudo, de nada adiantar consumir o alimento em uma feijoada, por exemplo. O prato possui uma série de componentes que prejudicam a digestão, como, por exemplo, bacon, linguiça, calabresa e outras proteínas de origem animal.

  • Lentilhas: Geralmente elas são consumidas nas festas de fim de ano, entretanto, são alimentos saudáveis que deveriam fazer parte da dieta diária das pessoas. Além de possuírem fibras, também auxiliam na produção do ácido butírico, que é essencial para o intestino (19).
  • Pão Integral: São melhores que os pães comuns, pois, seus principais componentes não passam por muitos processos de refinamento. Além disso, geralmente possuem grãos que também são alimentos saudáveis que melhoram o funcionamento do intestino.

O ideal é que uma dieta diária seja repleta de alimentos saudáveis. Contudo, é muito importante que ela seja elaborada por um nutricionista. Isso porque, ele irá avaliar as necessidades do seu organismo e indicará os produtos mais adequados para compor a sua alimentação.

Alimentos que devem ser evitados

Existe uma série de alimentos que precisam ser evitados. Além de causarem má digestão e dificultarem o trabalho do intestino, eles  podem causar uma série de outros problemas. Inclusive, mais graves, tais como: diabetes, hipertensão, colesterol alto, problemas no coração e etc (20).

  • Refrigerantes e sucos artificiais: São repletos de açúcar que é uma verdadeira bomba contra o intestino. Além disso, consumir esse tipo de substância em excesso dificulta a digestão. Isso sem contar a série de problemas que os refrigerantes podem causar, como, por exemplo, a diabetes.
  • Carnes processadas: Apesar de o churrasco ser uma das maiores paixões do brasileiro, os alimentos que compõem ele devem ser consumidos com muita moderação. Eles são mais difíceis de serem digerido.
  • Empanados e comidas congeladas: Esses tipos de produtos possuem altos índices de gorduras e conservantes. Além de dificultarem o funcionamento do sistema digestivo, também aumentam o colesterol e podem causar hipertensão.
  • Leites e derivados: Possuem mais gorduras e são fermentados mais facilmente pelo estômago. Por conta disso, são considerados grandes causadores da prisão de ventre. O ideal é que eles sejam consumidos com moderação.

Hábitos que podem melhorar o funcionamento do intestino

Consumir alimentos saudáveis é essencial para melhorar o funcionamento do intestino. Contudo, é muito importante que outros hábitos também sejam praticados para que o organismo possa funcionar de maneira mais eficaz.

O ideal é que ir ao banheiro sempre que sentir vontade. Não tente evitar a evacuação, além de estimular a prisão de ventre, isso pode causar uma série de outros problemas, como, por exemplo, as tão terríveis e doloridas hemorroidas.

Além disso, tente administrar de maneira saudável a rotina. Não pule refeições ou as substitua por lanches rápidos, como, por exemplo, o fast-food. Isso pode ser uma verdadeira bomba para o seu organismo por conta da quantidade de conservantes e gorduras prejudiciais.

Cuide também do seu emocional, pode não parecer, mais ele interfere diretamente no funcionamento do seu corpo. Muitas vezes, problemas no organismo são ocasionados por causa do estresse e da ansiedade, grandes maus da geração atual que estão se tornando cada vez mais comuns.

Os alimentos saudáveis são essenciais, contudo, tenha mente que você precisa manter hábitos que melhoram o funcionamento do intestino. Lembre-se, o seu corpo e a sua mente devem estar saudáveis para que você consiga ter uma qualidade de vida melhor.