Conheça 12 Alimentos Saudáveis que Ajudam a Queimar Gordura          


Muitas pessoas acreditam que, para perder as famosas gordurinhas, é necessária ingerir medicamentos sintéticos que podem causar uma série de problemas. Contudo, existem vários alimentos saudáveis que ajudam a queimar gordura do nosso organismo.

Tenha em mente que tudo que você come irá interferir diretamente no funcionamento do seu corpo. Não é à toa que a alimentação é encarada com tanta importância pelos médicos. Por conta disso, é essencial que você tome cuidado e evite ingerir produtos que te prejudicam o seu organismo.

Existem muitos alimentos saudáveis que ajudam a queimar gordura, mas, também há aqueles que auxiliam na prevenção de doenças. Algumas como: câncer, hipertensão, diabetes, osteoporose, AVC, diverticulose entre outras (1). Logo, é muito importante que você saiba quais são indispensáveis na sua rotina.

Uma alimentação de qualidade irá melhorar a sua qualidade de vida. Isso porque o seu organismo terá todos os nutrientes necessários para desempenhar as funções importantes. Com isso, sem sombra de dúvidas você terá uma rotina mais sadia e vantajosa.

Por que alimentos saudáveis ajudam a queimar gordura?

Os alimentos saudáveis ajudam a queimar gordura, pois são ricos em nutrientes e minerais essenciais para o seu organismo. Eles não possuem substancias prejudiciais à saúde. Por conta disso, eles são extremamente indicados para quem deseja perder peso.

Alguns deles, como é o caso da pimenta, ajudam na aceleração do metabolismo (2). Isso sem contar que muitos desses produtos estimulam o hormônio responsável por indicar ao cérebro que seu corpo está satisfeito, fazendo com que você coma menos.

Os produtos saudáveis tendem a ser menos calóricos. Isso porque, diferentemente dos alimentos industrializados, eles não possuem conservantes, açúcares, aromatizantes e outras substâncias que aumentam a quantidade de calorias.

Por conta de todos esses fatores, os alimentos saudáveis ajudam a queimar gordura. Contudo, é preciso ter em mente que a alimentação saudável não deve ser praticada apenas com o objetivo de reduzir o peso. Sua principal função é melhorar a sua qualidade de vida de modo geral (3).

Confira agora quais são os alimentos saudáveis que ajudam a queimar gordura.

1. Peixe Gordo

Não é de hoje que os especialistas têm apontado que os peixes são ótimos alimentos para melhorar o funcionamento do seu organismo. Isso porque eles possuem altos índices de ácidos graxos e ômega 3, que são agentes que ajudam a diminuir inflamações, bem como prevenir doenças cardíacas (4).

Eles também ajudam na redução da gordura corporal (5).

Segundo uma pesquisa realizada com um grupo de 44 voluntários, os participantes que ingeriram óleo de peixe conseguiram perder, em média, um quilo. Além disso, eles também registraram uma queda no cortisol (6).

2. Óleo MCT

Esse tipo de ingrediente é bastante comercializado em lojas de produtos naturais e é obtido através da extração de MCT’s presentes nos óleos de palma e coco. Ele também é um dos alimentos saudáveis que ajudam a queimar gordura por conta da sua alta taxa de triglicerídeos.

Esses agentes são essenciais para estimular o metabolismo. Além de serem absorvidos facilmente, eles são convertidos rapidamente em cetonas, que são substâncias utilizadas como fontes de energia por nosso corpo (7).

Outro benefício do óleo de MCT é que ele auxilia o organismo a obter a sensação de saciedade. Dessa maneira, você sente menos vontade de comer. Além disso, ele também é um excelente agente para auxiliar na retenção muscular (8).

3. Café

Essa com certeza é uma das paixões dos brasileiros. Tanto que a bebida é consumida em grandes quantidades. E não é à toa, pois a cafeína é um ótimo estimulante mental, e também ajuda a melhorar o humor (9). Afinal, quem nunca se sentiu disposto apenas depois de uma boa xícara de café?

Para se ter uma ideia do poder dessa bebida, um estudo mostrou que pessoas que consomem café pelo menos uma hora antes de realizar uma atividade física conseguem queimar mais gordura (10). Além disso, elas também demonstram um aumento de 13% na taxa metabólica (11).

Contudo, é muito importante consumir a bebida com moderação. Isso porque a cafeína em excesso pode desencadear uma série de problemas gastrointestinais e até a insônia. Por conta disso, tome café de maneira controlada para obter mais energia (12).

4. Ovos

Apesar de muitas pessoas acharem que eles são prejudiciais, eles são ótimos alimentos saudáveis que ajudam a queimar gordura. Isso porque, consumido inteiros, eles auxiliam na redução da sensação fome, deixando o indivíduo saciado por mais tempo (13).

Outro grande benefício dos ovos é que eles são excelentes fontes de proteínas de alta qualidade. Esses nutrientes são essenciais para aumentar o desempenho do seu metabolismo (14). Por conta disso, são considerados ótimos alimentos para auxiliar na queima de calorias (15).

5. Óleo de Coco

Esse é um dos alimentos saudáveis que ajudam a queimar gordura mais conhecido. Isso porque, os especialistas já vêm estudando suas propriedades há algum tempo. O produto é considerado uma excelente fonte do chamado colesterol bom, o que auxilia na perda de peso (16).

Uma pesquisa mostrou que homens com excesso de peso que ingeriram duas colheres de óleo coco na sua dieta diária conseguiram reduzir em média 2,5 cm da cintura.

Além disso, o alimento também ajudou na diminuição do apetite, bem como no aumento de queima de gordura (17).

6. Chá Verde

O chá verde também é um dos queridinhos entre aqueles que desejam perder peso. Além de auxiliar na queima de gordura, a bebida possui funções quimioprotetoras, antioxidantes, anti-inflamatórias e anticarcinogênica (18). Por conta disso, seu consumo tem sido cada vez mais recomendado.

Uma pesquisa realizada em 12 homens saudáveis mostrou que, aqueles que consumiram o chá verde, tiveram um aumento de 17% na taxa de queima de gordura, durante a prática de ciclismo (19). Além disso, o chá também conseguiu melhorar o metabolismo dos voluntários.

Se você deseja perder peso, o ideal é consumir até quatro xícaras da bebida por dia. Essa dosagem irá oferecer a quantidade necessária de nutrientes para que seu corpo consiga queimar mais gordura e calorias. Além disso, vai ajudar você a fortalecer o seu organismo, o deixando mais eficaz.

7. Proteína de Soro de Leite

Esse produto é extremamente indicado para quem deseja perder peso mantendo a massa muscular saudável. Isso porque a proteína de soro do leite auxilia na liberação dos chamados “hormônios de plenitude”, principalmente o GLP-1 e o PYY (20, 21).

Segundo uma pesquisa realizada em um grupo de adultos saudáveis, a ingestão da farinha de proteína de soro do leite ajudou a aumentar a queima de gordura dos voluntários. O estudo ainda mostrou resultados significativos em relação à taxa metabólica dos participantes.

O grande diferencial desse ingrediente é que ele pode ser utilizado de diferentes maneiras. O ideal é utilizá-lo na preparação de shakes e vitaminas. Contudo, é preciso se atentar aos outros componentes que você irá colocar nas bebidas. Lembre-se que eles também precisam ser saudáveis.

8. Vinagre de Cidra de Maçã

Esse também é um dos alimentos saudáveis que ajudam a queimar gordura popular entre os adeptos a dietas. Ele é muito utilizado no processo de desintoxicação alimentar por conseguir eliminar açúcares presentes no sangue, bem como na insulina (22).

O vinagre de cidra de maçã é uma excelente fonte de ácido acético. Essa substância tem um grande potencial para reduzir a gordura presente na região da barriga (23). Um estudo realizado com 144 voluntários obesos demonstrou que aqueles que inseriram o produto na dieta conseguiram perder 3,7 quilos (24).

9. Pimenta

As pimentas são alimentos presentes em uma série de dietas. Por serem excelentes antioxidantes, elas pode ajudar na redução de peso. Elas ajudam ainda a estimular o metabolismo para que ele queime maiores quantidades de calorias e retenha menos gordura (25).

Além disso, segundo estudos, essas especiarias também ajudam na diminuição do apetite. Isso porque, elas estimulam a sensação de plenitude. Isso faz com que os indivíduos comam menos, perdendo peso mais facilmente (26).

10. Chá de Oolong

O Oolong  é uma bebida tradicional da China e é considerado uma variação entre o chá preto e o verde. Seu sabor é muito forte e amargo, mas tem um leve toque adocicado. Ele é extremamente recomendado por médicos, por conta das suas propriedades únicas que o tornam muito saudável.

Por ser um chá muito próximo do verde, ele possui altos índices de cafeína, que é uma substância extremamente benéfica para o organismo. Além de melhorar o metabolismo, ele também estimula a circulação sanguínea.

Segundo vários estudos, consumir o Chá de Oolong ajuda a aumentar a queima de calorias diárias em até duas vezes mais (27, 28). Por conta disso, ele é um grande aliado das pessoas que desejam perder peso de forma rápida e eficaz.

11. Iogurte grego

Esse também é um dos alimentos saudáveis que ajudam a queimar gordura que conquistou o gosto dos brasileiros. Atualmente, existe uma grande gama de opões no mercado. É possível encontrar esse produto em diversos sabores, bem como acompanhado de frutas, grãos e outros ingredientes.

A primeira vantagem desse alimento é que ele possui uma grande quantidade de probióticos. Esse nutriente é essencial para estimular o bom funcionamento do seu sistema intestinal. Além disso, ele também ajuda a combater problemas relacionados ao intestino, como, por exemplo, a prisão de ventre e o inchaço (29).

Outro fator que transforma o iogurte grego em um forte aliado de quem deseja perder peso é que ele é rico em ácido linoleico conjugado. Segundo vários estudos, essa substância auxilia na perda de peso por promover uma queima de gordura mais rápida e eficaz (30).

12. Óleo de Oliva

Esse é um ingrediente amplamente usado dentro da gastronomia. Além de ser mais saudável do que o óleo de soja, ele dá um sabor mais agradável nos pratos, não deixando aquele gosto de fritura. O Óleo de Oliva é considerado uma iguaria na alta gastronomia.

Diversos estudos apontam que esse alimento possui uma série de propriedades benéficas para o organismo. Ele auxilia, por exemplo, na produção do chamado colesterol bom. E ainda estimula a liberação de GLP-1, um dos hormônios que te ajudam a se sentir satisfeito (31).

Além disso, ele ajuda na perda de gordura e na melhora do metabolismo. Por conta disso, ele é extremamente indicado na preparação de diversos pratos, principalmente os que envolvem frituras.

Benefícios de se ter uma alimentação saudável

Ter uma dieta rica em alimentos saudáveis trás uma série de benefícios. Além de ajudar na queima de gordura, eles interferem diretamente no funcionamento do organismo. Por conta disso, é muito importante que você consuma esse tipo de produto, principalmente os de origem orgânica, ou seja, sem agrotóxicos.

  • Melhora na Qualidade de Vida: Consumir alimentos saudáveis interfere diretamente na sua qualidade de vida. Isso porque, eles ajudam o seu organismo e sua mente a funcionarem de maneira equilibrada, utilizando todo o potencial deles.
  • Mais energia: Por conta da rotina atarefada, muitas pessoas acabam ficando desgastadas ao longo do dia. Ter uma dieta de qualidade irá te ajudar a ter mais energia para realizar todas as atividades do seu cotidiano sem cansar facilmente por causa delas (32).
  • Prevenção de doenças: Diversos especialistas já mostraram que consumir determinados tipos de alimentos ajuda na prevenção e no combate de doenças, como  diabetes, câncer, hipertensão, obesidade, problemas cardiovasculares e etc.
  • Melhora o sono: Muitas pessoas não sabem, mas a alimentação está totalmente ligada à qualidade do seu sono. Se você consome grandes quantidades de produtos industrializados, como comidas congeladas, isso irá gerar dificuldades na hora de dormir.

Por conta disso, é essencial que você coma mais alimentos saudáveis. Além deles auxiliarem o seu organismo a executar funções essenciais, eles também te ajudarão a melhorar o ciclo do sono, evitando problemas como a insônia.

Esses são apenas alguns dos benefícios de se ter uma alimentação saudável. Tenha em mente que a sua dieta diária irá interferir na sua saúde. Por isso, preste muita atenção no que você está consumindo. Lembrem-se: os alimentos são o combustível que move o seu corpo.

Como inserir esses alimentos nas refeições diárias

Para inserir alimentos saudáveis que ajudam a queimar gordura na sua dieta diária, é essencial que você fale com um nutricionista. Isso porque, apenas o profissional saberá avaliar exatamente quais são suas necessidades. E a partir disso, ele pode elaborar um cardápio adequado.

O especialista realizará uma série de exames e análises laboratoriais para identificar que tipos de nutrientes o seu corpo precisa, e quais são os alimentos mais indicados para o seu tipo de organismo. Tenha sempre me mente que cada metabolismo funciona de maneira diferente.

Nunca inicie qualquer tipo de dieta ou reeducação alimentar sem antes consultar um nutricionista. Lembre-se que qualquer alteração na sua alimentação irá interferir diretamente no seu organismo. Logo, é essencial que você fale com um profissional para obter as orientações corretas.

Tenha hábitos saudáveis para melhorar sua qualidade de vida

Mais do que ingerir alimentos saudáveis que ajudam a queimar gordura, você precisa ter diversos hábitos saudáveis. De nada adianta ter uma alimentação regrada e deixar de praticar exercícios físicos ou estimular as funções cognitivas.

O equilíbrio entre o corpo e a mente é essencial. Ambos funcionam de forma conjunta. Logo, se um desses elementos está prejudicado, ele irá interferir no outro. O ideal é que você busque uma mudança completa na sua rotina para conseguir melhorar sua qualidade de vida.

O primeiro passo é falar com especialistas em nutrição e condicionamento físico. Eles irão avaliar suas necessidades e a estrutura do seu organismo. A partir disso, te darão todas as orientações necessárias para melhorar o funcionamento do seu corpo.

A próxima etapa é colocar em prática esses hábitos saudáveis. Esse é um grande desafio, principalmente porque muitas pessoas possuem uma rotina extremamente atarefada, o que dificulta a criação de um cronograma saudável.

Contudo, você deve se esforçar para cumprir todas as orientações dadas pelos profissionais de nutrição e condicionamento físico. Lembre-se que quanto mais foco, força de vontade e determinação você tiver, mais fácil será manter o programa de atividades e dietas.

Assim, ingerindo alimentos saudáveis que ajudam a queimar gordura e praticando exercícios físicos de forma contínua, com toda a certeza você conseguirá alcançar seus objetivos. Tenha sempre em mente que melhorar a sua qualidade de vida dependente principalmente de você mesmo.