Descubra os Benefícios do Miso


Muito comum no Japão, e em outros países asiáticos, o Miso é um alimento cheio de propriedades benéficas à saúde. E justamente por isso vamos falar nesse artigo sobre os benefícios do Miso. Assim, você pode conhecer melhor esse prato tão famoso do outro lado do mundo.

Carregado de nutrientes, o Miso é comumente consumido em formato de sopa no Brasil. Ele é facilmente encontrado nos restaurantes de culinária oriental (1).

Ainda que não seja uma das iguarias mais famosas por aqui, costuma ser muito apreciado por quem curte uma boa comida japonesa. Descubra todos os benefícios do Miso e mais informações relevantes a respeito desse prato.

Os benefícios do Miso: tudo o que você precisa saber sobre essa iguaria

O Miso é uma pasta feita principalmente a base de soja fermentada com sal e com um fungo japonês chamado koji. A pasta pode ser transformada em uma sopa bem rala, que é o formato mais consumido no Brasil.

Mas é possível também usar o Miso em sua consistência inicial como um molho para banhar vegetais. A soja é o ingrediente mais popular para a fabricação do produto. No entanto, é possível encontrar Miso a base de arroz, feijão ou ervilhas.

Todos esses componentes são cheios de nutrientes básicos e muito importantes para o corpo humano. Por isso existe uma grande apreciação com relação a seu poder nutricional. O Miso é considerado uma fonte muito rica de vitamina B12, tornando-se essencial para pessoas que seguem uma dieta vegana ou vegetariana.

É também um produto farto em antioxidantes, o que combate diretamente os radicais livres, promovendo uma maior resistência no seu sistema imunológico (2). Tudo isso é potencializado pelo processo de fermentação por qual o Miso passa, que faz com que os seus nutrientes sejam absorvidos mais facilmente pelo organismo (3, 4).

Atuação do Miso na digestão e no combate ao câncer

Como se não bastassem todos os benefícios citados até aqui, o Miso ainda tem duas atuações muito importantes no organismo:

  1. Auxilia para que ocorra uma melhor digestão (5);
  2. Tem papel importante no combate ao câncer (6).

Algumas pesquisas mostram que o consumo do Miso pode auxiliar a diferir melhor os alimentos.  Isso ajuda a evitar inchaços e gases, além da atuação de toxinas maléficas no organismo.

Já no que diz respeito às células cancerígenas, o Miso não causa males ao metabolismo. Isso porque apesar de ter alto teor de sal, o que influencia no aumento das chances de câncer,  Miso possui alguns nutrientes naturais que se contrapõem a esse fator (7, 8, 9).

Câncer de pulmão, cólon, estômago e mama são alguns cujos riscos de incidentes podem ser evitados através do consumo frequente do Miso (10, 11, 12, 13). No caso do câncer de mama, o seu efeito pode ser essencial para prevenir a doença em mulheres que estão passando pela menopausa.

Veja outros benefícios do Miso

Como vimos até aqui, são diversos os benefícios do Miso. Muitos especialistas mantêm as atenções voltadas para esse ingrediente, e continuam fazendo mais descobertas a respeito das vantagens de seu consumo.

Além de extremamente nutritivo, ele ainda é muito saboroso. O Miso é bastante versátil e combina com diferentes receitas. No inverno, ele é ideal para ser consumido no formato de sopa.

Mas os orientais, em especial os japoneses, não fazem essa diferenciação de estações. Lá, o Miso é consumido com gosto durante todo o ano.

A lista de benefícios do Miso é imensa. A seguir, vamos listar mais algumas ações desse alimento em seu organismo, que podem ajudar para um funcionamento mais harmônico do seu corpo.

  • Colesterol

O consumo do Miso pode reduzir o risco de alterações do colesterol ruim no sangue. Alguns dos quadros decorrentes da alta taxa de colesterol são o AVC e o infarto (14, 15).

  • Diabetes tipo 2

Alguns especialistas afirmam que também há uma eficácia no controle e combate a diabetes tipo 2 ao se consumir Miso. No entanto, existem alguns outros estudiosos que afirmam que essa informação não é consistente (16, 17).

  • Pressão arterial

O desequilíbrio da pressão arterial é um dos problemas mais recorrentes dos tempos modernos. Por conta da má alimentação e maus hábitos em geral, muitos cidadãos enfrentam esse problema e seus riscos associados (18).

Alguns testes em animais mostraram uma redução considerável nos níveis de pressão arterial. Porém, os mesmos estudos não foram repetidos em seres humanos.

  • Saúde cardíaca

Também existem informações a respeito dos benefícios do Miso para o coração. Segundo esses dados, ele seria um importante componente para prevenir problemas cardíacos.

Mas há ainda rumores de que esses resultados são específicos para o consumo de Miso por mulheres japonesas (19).

Embora muitas dessas especulações demandem mais estudos e confirmações, o Miso também é associado a vários outros benefícios.

Há quem garanta, por exemplo, que ele atua diretamente na saúde do cérebro, promovendo uma melhora significativa na memória.

Outros estudos apontam ainda que ele pode reduzir os sintomas relacionados à ansiedade, estresse, depressão, autismo e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) (20, 21, 22).

Quem deve evitar o Miso?

Até agora tratamos sobre os benefícios do Miso para a sua saúde, mas será que existem contra indicações com relação ao consumo desse alimento?

Praticamente todas as pessoas podem consumir o Miso. No entanto, é importante fazer uma ressalva àquelas que possuem doenças relacionadas ao consumo de sal, como problemas renais e pressão alta.

O Miso tem como componente um diluente sanguíneo. Por isso, pessoas que já tomam alguma medicação com essa finalidade devem consultar o médico com relação ao consumo da iguaria.

E por fim, deve-se prestar atenção nas questões hormonais, uma vez que o Miso é feito à base de soja, ingrediente que atua diretamente na glândula da tireoide (23).

Diante de qualquer problema nessa região, ou ainda desequilíbrio hormonal, é importante que o médico seja consultado antes do consumo.

Lembramos ainda que a ingestão baixa ou moderada do Miso não apresenta riscos, e que pessoas que não apresentem quadros específicos não devem se preocupar ao consumir o produto.

Onde comprar e como consumir o Miso no Brasil?

Agora que você já sabe tudo a respeito desse produto, deve estar se perguntando onde pode adquiri-lo para começar a desfrutar de tantas vantagens.

No Brasil, você encontrará o Miso em feiras e lojas específicas de artigos orientais. Em São Paulo existe um bairro totalmente dedicado a essa cultura, e será fácil comprar Miso por lá. Chama-se bairro da Liberdade, localizado na região central da capital paulista.

Em seu formato industrializado, você encontrará embalagens muito semelhantes àquelas de margarina, ou em potes arredondados, como aqueles de doce de leite.

Há ainda muitos produtos orientais a base de Miso, como sopas instantâneas e temperos. Tudo isso será facilmente encontrado nessas lojas especializadas em produtos japoneses ou chineses.

É muito difícil, no entanto, encontrar em mercados tradicionais de compra, como a rede Extra e Carrefour.

O seu consumo mais tradicional é como sopa, misturado em água fervente e temperado com cebolinha e outras coisas. Mas você pode também misturar a pasta ao tofu, amendoim, limão e criar molhos para acompanhar aperitivos e carnes.

Como você pode ver, são diversos os benefícios do Miso, e você poderá desfrutar de um saboroso ingrediente, muito comum na culinária oriental, mas também muito apreciado entre os brasileiros.