Quantas Calorias E Carboidratos Estão Presentes Na Banana?


As bananas são frutas consimidas em todo o mundo, o que a torna bastante popular, além de extremamente saudável e repleta de benefícios para a saúde. Mas, você sabe quantas calorias e carboidratos estão presentes na banana?

Essa fruta contém muitos nutrientes e vitaminas essenciais. São eles que tornam seu dia a dia mais saudável e equilibrado. Porém, ela possui um potencial engordativo – especialmente quando pessoas que estão tentando controlar seu peso exageram no consumo.

A quantidade de calorias disponível na banana é de, aproximadamente, 105 calorias. Porém esse valor pode variar de acordo com seu tamanho e tipo.

O número do teor calórico pode variar de 72 a 200 (1). Portanto, na hora de calcular a quantidade de calorias e carboidratos presentes em uma banana, leve isso em consideração.

Como saber quantas calorias e carboidratos existem na banana?

As calorias presentes na banana provém de seu alto teor de carboidratos. Estes compõe 93% de seu total de nutrientes, além dos 4% da proteínas e 3% de gorduras. A fruta também contém muita água.

Em termos de carboidratos, uma banana pequena contém 19 gramas da substância. Já uma uma fruta de tamanho médio pode ter de 19 a 23 gramas. Bananas grandes contém de 31 a 35 gramas (1).

A quantidades de fibra presente na banana também pode variar em função de seu tamanho, indo de 2 a 4 gramas. Os carboidratos variam de acordo com o amadurecimento da fruta.

Quanto mais verdes as bananas, menor é seu teor de carboidrato. Por isso é importante diminuir o consumo de bananas muito maduras, por mais doces e tentadoras que sejam.

A importância dos amidos nas bananas

O nutriente mais presente na banana é o carboidrato. Ele se modifica em composição dependendo de fatores, como o amadurecimento da fruta. Quanto mais madura a banana, maior sua quantidade de amido (2).

[thrive_leads id=’3868′]

 

Já o amido resistente é aquele que, ao invés de se converter em açúcar após a ingestão, não participa integralmente do processo de digestão. E é por isso que ele atua como uma fibra no organismo. Ele chega até o cólon antes de ser digerido, beneficiando as bactérias positivas ao intestino ​​(34).

No processo de amadurecimento, uma quantidade do teor do amido da banana se torna açúcar. Quanto mais verde está a fruta, menor o seu teor de amido resistente. Uma banana completamente madura pode conter até 99% de seu teor de amido como não resistente (2).

No cólon, conforme as bactérias efetuam a digestão dos amidos resistentes, são formados os chamados AGCC – estes são ácidos graxos de cadeia curta. Além disso, são formados gases que atuam de forma positiva para os processos de digestão (56).

Na hora de compreender mais sobre a quantidade de calorias e carboidratos presentes na banana, é interessante saber que esses ácidos de cadeia curta vão agir como fornecedores de energia para o organismo. E isso acontece após serem absorvidas pelo cólon, de forma rápida e eficiente (578910).

Para quem está preocupado com o alto consumo de calorias e deseja consumir bananas, uma escolha interessante é apostar nas bananas com um maior teor de amidos resistentes. Mesmo que o teor de calorias, no fim, seja o mesmo, a diferença mora em sua utilização para fornecimento de energia.

O teor final de substâncias presentes na banana

Além de tudo o que foi dito sobre essa famosa fruta, conhecer mais sobre sua composição pode influenciar para que ela seja incluída na rotina alimentar. A banana, em média, contém altos teores de vitamina C e B6, além de potássio, manganês, fibras, cobre, folato e outros.

Agora que você já sabe o perfil nutricional geral dessa fruta, aposte em inclui-la na sua dietapara aproveitar os benefícios que ela pode trzer ao seu dia a dia.