Quantos Carboidratos Você Deve Comer Por Dia Para Perder Peso?


Para quem quer perder  peso, saber quantos carboidratos você deve comer por dia pode ser uma informação essencial. O carboidrato é um dos macro nutrientes do corpo. Porém  seu excesso pode levar ao ganho de peso e a condições ruins para o organismo.

Com a redução de carboidratos na dieta, é possível apostar em substituições que garantam satisfação por mais tempo. Dessa forma, será possível obter mais vitaminas e nutrientes, sem passar fome. Esse é, inclusive, o método aplicado por algumas dietas chamadas de “low-carb”.

Nos últimos anos, especialistas em nutrição passaram a recomendar a substituição da dieta padrão dos tempos modernos. Isso porque os hábitos alimentares de hoje têm muita gordura e alimentos “rápidos”. No final das contas, essa alimentação acaba prejudicando a saúde em geral.

Por isso, meio a tantas opções, muitas pessoas ficam confusas sobre quantos carboidratos devem comer por dia. essa dúvida aumenta se o indivíduo deseja reduzir suas medidas. Para ter a resposta para essa pergunta, confira algumas informações importantes sobre o assunto.

Quantos carboidratos você deve ingerir por dia para perder peso?

Estudos apontam que dietas com baixo teor calórico não são tão funcionais quanto parecem. Isso também se aplica quando elas têm pouco gordura. Isso porque, além de serem difíceis de serem seguidas, elas não apresentam resultados satisfatórios (123).

Por outro lado, dietas com baixo teor de carboidratos são mais funcionais e eficazes. E isso porque elas diminuem o teor de açúcares e amidos substituindo-os por gorduras saudáveis e proteínas. Essas dietas são capazes de diminuir o apetite e o número de calorias ingeridas (4).

Ao se comparar dietas com pouca gordura com aquelas que reduzem carboidratos, estudos apontam que a segunda opção é  mais eficiente. E isso porque são necessários muitos cortes e eliminações para que a primeira opção seja efetiva (56).

Por outro lado, além de apresentarem mais resultados, as dietas com baixo teor de carboidratos diminuem a pressão nas artérias, o nível de triglicerídeos e os níveis de açúcar no sangue. Além disso, elas ajudam na produção do bom colesterol, o HDL (78910).

Hoje, esse tipo de dieta tem sido a mais recomendada para quem quer emagrecer com mais saúde. Ela, inclusive, conta com a comprovação completa e respaldada da ciência (111213).

É necessário saber que não existe uma recomendação específica para a quantidade de carboidratos a serem ingeridos diariamente. Isso de deve ao fato desse valor variar de pessoa para pessoa. Porém se sabe que quem pratica mais esportes pode consumir um maior nível de carboidratos do que pessoas sedentárias.

Além disso, pessoas que têm diabetes tipo 2 também devem restringir o  consumo diário de carboidratos. Isso porque elas podem, até mesmo, ser consideradas como “intolerantes a carboidratos”, uma vez que estes elevam as taxas de açúcar no sangue.

Confira uma média para o consumo diário de carboidratos

Há algumas dicas para você saber a média de carboidratos que deve comer por dia.

O primeiro passo é deixar de considerar como uma opção de carboidratos saudáveis os tipos refinados ou os alimentos processados. A retirada dessas opções do cardápio é o primeiro passo para uma perda de peso eficiente.

Em segundo lugar, existem  algumas informações que podem ser usadas por qualquer pessoa saudável que queira emagrecer: o consumo considerado “médio” de carboidratos varia de 100 a 150 gramas por dia.

Com essa quantidade, pessoas que estejam com o IMC controlado podem manter o peso. Dessa forma, elas contam apenas com os benefícios que os carboidratos trazem à saúde. Com essa quantidade, pessoas acima do peso também podem garantir a perda de peso.

Na hora de avaliar a quantidade de carboidratos a ser ingerida, é preciso algumas orientações. Uma delas é conhecer alimentos com alto teor desse macro nutriente. Confira:

Vegetais, frutas e alguns tipos de amidos

São considerados bons para a saúde, como as batatas doces, a aveia e o arroz integral. Contém altas taxas de carboidratos, sendo opções saudáveis.

Ovos, nozes, gorduras animais e produtos lácteos

Também contém carboidrato. No entanto, é importante investir nas opções sem adição de químicos ou açúcares. Apenas assim será possível usá-los como aliados para a perda de peso.

Batata doce, arroz integral e amidos não refinados

Além de boas doses de carboidrato, esses alimentos contém fibras, que são boas para o organismo e atuam em diversos pontos da digestão e da saciedade.

Por que apostar em dietas com pouco carboidrato?

Dietas desse tipo equilibram os níveis de insulina no sangue – hormônio que tem armazena gordura e  controla o acúmulo de sódio. Rins com bons níveis de insulina possuem também bons níveis de água (1415).

Estudos que comprovam a eficiência de dietas com poucos  carboidratos e gordura. Eles mostram que a primeira opção é mais eficiente na perda de peso e, além disso, ajuda na construção muscular (16).

Outros estudos apontaram também a eficiência desse tipo de dieta na região específica do abdômen, local em que o acúmulo de gordura pode ser extra perigoso e está conectada a diversas doenças fatais e graves (17).

Investir nesse tipo de dieta significa adaptar-se lentamente a um estilo de vida diferente do que é levado nos dias atuais, que conta com pouco tempo para investir em cuidados pessoais e demanda uma constante pressa. Por isso este é um investimento possível e que melhora com a prática.

Se você deseja saber quantos carboidratos você deve comer por dia, aplique em seu caso pessoal as dicas acima e obtenha resultados significativos em relação à perda de peso e a uma saúde com maior qualidade de vida.