Como Comer Fibra Ajuda a Queimar Gordura Abdominal?


A gordura localizada na região da barriga é algo que não faz bem. Ter uma barriga muito grande pode aumentar seu risco de ter mais doença cardíaca, diabetes tipo 2 e outros problemas de saúde graves (1). No entanto, há uma maneira de lidar com ela. Isso porque, de fato, comer fibra ajuda a queimar gordura abdominal.

A boa notícia é que a gordura da barriga pode ser perdida. E, para isso, as fibras podem ter um papel crucial, como vamos analisar mais profundamente a seguir (2).

O que as pesquisas mostram é que, no caso da gordura abdominal, o melhor é consumir fibra solúvel e não qualquer tipo de fibra. Ficou confuso? Sem problemas, a seguir falaremos mais a respeito disso. Confira:

Comer fibra ajuda a queimar gordura abdominal

As fibras normalmente estão divididas em duas categorias. A primeira é formada pela fibra insolúvel e a segunda pela fibra solúvel. Elas agem de forma diferente no organismo, a partir da interação com a água presente no corpo.

2 Presentes + Acesso VIP GRÁTIS!

Cadastre-se e recebe agora 2 Books com 20 Receitas Caseiras SUPERSUCOS + 14 Práticos Chás TERAPÊUTICOS + Acesso VIP Premium.

envelope
envelope

A fibra insolúvel não se mistura com a água do organismo. Ela funciona como um agente que dá mais volume às fezes, afim de que ela passe mais facilmente no organismo. Isso acaba ajudando no combate a constipação (3).

Já a fibra solúvel, assim como o beta-glucan e o glucomanan, se mistura à água, formando uma substância viscosa como o gelo. É essa substância que faz com que o estômago libere mais vagarosamente os alimentos que digeriu para o intestino (4).

Quando se come fibras mais solúveis, você não só consegue perder a gordura abdominal, mas também impede que o organismo acumule gordura nessa região. Um estudo mostrou que quando consumimos 10g de fibra solúvel, temos 3,7% menos risco de ganhar gordura na região abdominal.

Além disso, vários estudos indicam que pessoas que comem mais fibras solúveis têm menos risco de ter gordura na barriga (5 , 6).

A fibra solúvel ajuda no trabalho das bactérias intestinais “boas”

perda de peso com a dieta paleoComer fibra ajuda a queimar gordura abdominal e também colabora para o funcionamento das mais de 100 trilhões de bactérias úteis que estão nos intestinos.

Essas bactérias não nos causam mal algum, trazendo benefícios para o funcionamento do organismo. Elas são boas justamente por ajudar em processos do corpo humano, como a produção de vitaminas e o processamento de resíduos (7).

Ter uma maior variedade de bactérias intestinais traz um risco menor de desenvolver doenças como a diabetes tipo 2, ou a resistência à insulina. A variedade de bactérias intestinais ajuda ainda a evitar problemas cardíacos (8).

Ainda não está claro o motivo, mas está comprovado que quem consomem mais fibras solúveis tem uma maior variedade de bactérias positivas no organismo (910111213).

Além disso, uma pesquisa recente mostrou que pessoas com mais variedade de bactérias no organismo têm menos risco de desenvolver gordura na barriga (14).

Essa Frutas Escuras Transformam Gordura em ENERGIA!


Elas aumentam o metabolismo, aceleram a queima de gordura localizada, ajudam a reduzir o peso e conquistar o corpo ideal.

E te dão ENERGIA INTENSA TODOS OS DIAS!

 

Quão úteis as bactérias intestinais são na redução da barriga?

O corpo humano não consegue digerir as fibras. Por isso, quando as consumimos, elas chegam ao intestino inalteradas. Uma vez lá, as enzimas das bactérias intestinais conseguem digerir a fibra solúvel. Isso faz com que essa fibra funcione como um probiótico, dando nutrientes para que essas bactérias trabalhem.

Todo este processo é chamado de fermentação. Ele produz ácidos graxos de cadeia curta, que também têm a capacidade de queimar gordura abdominal. Eles aumentam o metabolismo da gordura, fazendo com que a queimemos mais rapidamente e a armazenemos menos. No enanto, ainda não se entendeu muito bem como isso acontece de fato (15).

Independentemente disso, já existem estudos que conectam um nível alto de ácidos graxos de cadeia curta no organismo a um risco menor de se ter gordura na barriga (16171819).

Outro ponto é que os estudos feitos com animais em laboratórios mostraram que os ácidos graxos de cadeia curta estão associados a um risco menor de desenvolver câncer de cólon (20).

A fibra solúvel ajuda a reduzir o apetite

Comer fibra ajuda a queimar gordura abdominal, mas também ajuda a reduzir o apetite de maneira natural. Assim, a ingestão de calorias diminui e facilita a perda de peso (2122).

Existem muitas teorias que mostram que as fibras solúveis ajudam a reduzir o apetite. E isso acontece pelo fato delas serem capazes de regular os hormônios que controlam a fome, sendo um deles a grelina (2324).

Além disso, quanto mais fibra solúvel você consome, maior a produção de hormônios relacionados à saciedade no corpo, como a colecistoquinina , o GLP-1 e o péptido YY (2526).

Outro fator que faz com que essa diminuição no apetite ocorra é que a fibra faz com que o movimento do intestino seja menor, então demoramos a sentir fome. E isso acontece porque nutrientes como a glicose vão sendo liberados bem devagar no intestino, fazendo com que a fome seja menor e mais espaçada.

Quais as fontes de fibra solúvel?

A fibra solúvel é facilmente encontrada em alimentos que vêm das plantas. As sementes de linhaça estão entre eles, assim como a batata doce, frutas como damasco e laranja, a couve, os legumes e os grãos como a aveia.

No entanto, se a sua ideia é queimar gordura abdominal não é uma boa ideia consumi-la assim, de imediato. Isso pode te trazer efeitos colaterais complicados, como as cólicas estomacais, diarreias e inchaços. A dica é consumi-las progressivamente.

A ingestão diária de fibra deve ser de 30 a 38 g para homens. Já para mulheres deve ser de 21 a 25 g. Essas medidas são recomendadas  pelas organizações de saúde (27).

Suplementos de fibra solúvel podem ajudar a queimar gordura da barriga?

Comer fibra ajuda a queimar gordura abdominal. E a melhor forma de fazer isso funcionar é consumindo fibras solúveis. Existem suplementos que podem ajudar nesse sentido, como a casca de psyllium, o glucomanano e a inulina.

De acordo com estudos feitos recentemente com adolescentes, a casca de psyllium ajuda a reduzir a gordura abdominal (28). Além disso, o glucomanan também mostrou resultados sobre a perda de barriga no caso de ratos, funcionando também no caso de homens, mas não se sabe se funciona também para mulheres (2930).

É comprovado, no entanto, que tanto ele quanto a inulina ajudam na perda de barriga. E eles ainda melhoram a digestão e reduzem o apetite (31).

Segundo uma pesquisa feita com participantes com risco de desenvolverem diabetes tipo 2, o consumo de inulina e celulose (ambas fibras solúveis) promoveu uma perda de gordura considerável, especialmente da gordura que fica na região da barriga (32). Sendo assim, podemos concluir que esses suplementos ajudam na queima de gordura abdominal.

Cientificamente comprovado

Sem sombra de dúvidas, o consumo de fibras insolúveis pode ajudar qualquer pessoa a perder a barriga. Seja através da melhora do funcionamento das bactérias intestinais e da redução drástica do apetite – fatores que promovem o emagrecimento e a perda de gordura.

Sendo assim, comer fibra ajuda a queimar gordura abdominal, mas é importante aliar esse novo hábito alimentar ao consumo de outros alimentos positivos para a saúde. Além disso, é preciso apostar na prática de exercícios físicos e no consumo constante de líquidos. Dessa forma você com certeza terá uma barriga menor, mais saúde e também muito mais autoestima.

>