11 Alimentos Que Pessoas com Diabetes Precisam Evitar


A diabetes é uma doença que atinge pessoas de todas as idades (1). Suas consequências podem ser graves. Portanto, conhecer os alimentos que devem ser evitados por pessoas com diabetes pode ser de grande auxílio.

Além da diabetes, a pré-diabetes também está relacionada a complicações graves. Entre elas estão a cegueira, doenças renais ou cardíacas (2). Se você se alimentar de forma errada, pode piorar o quadro ou estimular a doença, caso não a possua.

Alguns alimentos podem aumentar as taxas de insulina e de açúcar no sangue. E isso leva a consequências desagradáveis tanto em pessoas saudáveis quanto em quem já sofre com a doença. Por isso, ter um cardápio específico é fundamental.

Um estilo de vida equilibrado é sempre uma boa recomendação. Então, se você teme que sua alimentação prejudique seu diabetes, confira os alimentos que você precisa evitar.

Quais são os 11 alimentos que diabéticos precisam evitar?

O corpo humano obtém energia a partir do que consome. Para isso, ele conta majoritariamente com macro nutrientes, como gorduras, proteínas e carboidratos. Pessoas com diabetes devem se atentar à ingestão deste último.

Os carboidratos se dividem em glicose e, posteriormente, são absorvidos pela corrente sanguínea. Eles atuam sobre a quantidade de açúcar no sangue. Como suas fibras não são digeridas, elas não aumentam os níveis de açúcar no sangue.

Pessoas que sofram com diabetes podem ter as taxas de açúcar no sangue elevadas em excesso caso consumam carboidratos.

Portanto, se você possui diabetes, a recomendação é que consuma pouco carboidrato.

Veja a seguir os alimentos que quem tem diabetes precisa evitar:

1. Bebidas com excesso de açúcar

Esse tipo de produto é, possivelmente, o pior produto a ser ingerido por um diabético. Além de ter muitos carboidratos, essas bebidas são recheadas de açúcares (3).

Se usarmos uma lata de chá gelado com edulcorantes e uma lata de limonada processada, veremos que é possível encontrar 36 gramas de carboidrato em cada (45).

Esses açúcares são geralmente vêm da frutose, que é prejudicial ao diabetes. E isso porque aumentam a resistência à insulina, adicionando complicações ao corpo, como gordura no fígado e outras doenças (678).

Um estudo com adultos obesos também demonstrou que essas bebidas estimulam a gordura na região da barriga. O consumo de 25% das calorias advindas desse tipo de bebida aumentou a resistência à insulina e as taxas de gordura na barriga. Além disso também afetou a saúde do coração e diminuiu o metabolismo (910).

2. Gordura trans

As gorduras trans são produzidas de forma industrial. Elas não fazem nenhum bem à saúde, especialmente em pessoas diabéticos. Ao se adicionar hidrogênio a ácidos graxos não saturados, eles são mais estabilizados e, por consequência, dão origem a essas gorduras.

Sua presença pode ser vista em diversos alimentos do dia a dia, como biscoitos, produtos assados, margarinas e congelados. Essas gorduras não agem diretamente nos níveis de açúcar do sangue, mas fazem outros males.

Elas estão entre os alimentos que pessoas com diabetes precisam evitar por aumentarem a resistência à insulina. Além disso, elas elevam as taxas de gordura na barriga, inflamações e diminuem as taxas do “bom colesterol” (111213141516).

Indivíduos com diabetes têm mais riscos de sofrer com doenças do coração. No ano de 2015, as gorduras trans passaram a ser proibidas em diversos países. Porém, ainda são encontradas por outras nomenclaturas nos rótulos (17).

3. Pão branco, macarrão e arroz

Esses alimentos contam com alto teor de carboidratos e aumentam o nível de açúcar do sangue. Por isso, esses e outros alimentos processados devem ser excluídos do cardápio (1819).

Muitas pessoas diabéticas acreditam que as versões sem glúten as livram das consequências, porém, segundo estudos, isso não é verdade (20).

Pesquisas apontam que o excesso de carboidratos nos pães, macarrões e arroz afetam as funções cerebrais, em especial em indivíduos que sofrem com diabetes tipo 2 (21).

A baixa quantidade de fibra desse alimento não propicia que o açúcar seja absorvido pelo sangue. E isso gera o aumento de suas taxas na corrente sanguínea.

Em outro estudo, percebeu-se que pães com altas taxas de fibra reduziram as taxas de açúcar no sangue. E isso porque a fibra diminui o colesterol e a pressão arterial (22).

4. Iogurte com sabor

O iogurte comum é uma opção saudável. Ele tem culturas vivas na composição, que são positivas ao organismo – inclusive dos diabéticos. Porém, suas versões com sabor estão entre os alimentos que devem ser evitados.

A adição de aromatizantes e sabores extras geralmente conta com a adição excessiva de carboidratos e açúcares. Isso transforma seus benefícios em pontos negativos para um indivíduo diabético.

Um copo de 245 g de iogurte de frutas possui teor calórico de 81% de açúcar (cerca de 47g da substância). O mesmo vale para as versões congeladas do iogurte, que podem conter mais açúcar do que um sorvete (232425).

Se quiser usufruir dos benefícios do iogurte, aposte nas versões desnatadas ou integrais livres de açúcar (2627).

Alimentos apontados como “comuns” na rotina alimentar podem ser mais prejudiciais do que se imagina. Assim, conferir os riscos que estamos correndo, especialmente sendo portadores de diabetes, se torna essencial.

[thrive_leads id=’3746′]

 

5. Cereais açucarados

Famosos no café da manhã, os cereais com açúcar são produtos altamente processados e maléficos à saúde. Seu nível proteico é baixo, fazendo com que você sinta fome mais rápido, além de elevar as taxas de açúcar no sangue (28).

Muitas pessoas acham que a granola é uma opção saudável. Mas isso não é verdade. Segundo estudos, 55g do produto tem 30g de carboidratos e apenas 7g de proteínas (2930).

6. Bebidas à base de café

Bebidas que levam esse sabor não são de fato bebidas e, sim, sobremesas – como os cappuccinos e frappuccinos (313233).

Segundo estudos, o cérebro não diferencia as bebidas líquidas de alimentos sólidos na hora de digeri-los. Assim, os líquidos são digeridos mais rapidamente. E, por consequência, você ingere mais calorias (3435).

Um frappuccino de sabor caramelo de 454 ml contém altasdoses de carboidratos. Prefira o café comum sem açúcar e aproveite os seus benefícios sem fazer mal à sua saúde (3637).

7. Mel, néctar agave e xarope

Sendo formas alternativas ao açúcar, a quantidade de carboidratos contidos nesse tipo de alimento é perigosa à saúde de um diabético. O açúcar branco, por exemplo, contém 12,6g de carboidrato. Já o néctar agave contém 16g; o xarope 13g e o mel 17g (38394041)

Pessoas com tendências à diabetes foram estudadas em relação a seus aumentos de taxas de açúcar no sangue. Percebeu-se que o consumo de 50g de açúcar branco ou de mel estimulava esse aumento. A melhor saída é contar com opções naturais com baixo nível de carboidratos (42).

8. Frutas secas

As frutas são alimentos que precisam estar na dieta. Elas são fontes de minerais, potássio, vitaminas e fibras. Porém, as frutas secas têm sua água removida e isso eleva o açúcar e o nível de carboidrato.

Por exemplo, uvas secas possuem 27g de carboidrato e quase nenhuma quantidade de fibra. Já as passas contam com 155g e um baixíssimo nível de fibras (4344).

Se as frutas secas forem uma de suas paixões, não é necessário excluí-las de sua vida. Porém, é importante apostar em frutas que tenham naturalmente um baixo teor de açúcar, como as maçãs.

9. Petiscos

Famosos entre as refeições, os petiscos estão entre os alimentos que pessoas com diabetes precisam evitar. O baixo nível de nutrientes e alto de farinha e carboidratos explica isso.

Os biscoitos salgados contam como 21g de carboidratos. Já os pretzels contam com 22g e as bolachas Graham contam como 21g. Todas essas opções contêm apenas 1g de fibra (454647).

Um estudo também descobriu que os rótulos dos produtos podem apresentar uma contagem menor de carboidratos do que o real (48).

10. Suco de fruta

Os sucos de fruta estão contidos entre os alimentos que pessoas com diabetes precisam evitar. E isso porque eles eles possuem efeitos similares à bebidas açucaradas, mesmo os sem nenhuma adição de açúcar.

Segundo uma análise, 250 ml de suco de maçã sem açúcar contém a mesma quantidade de açúcar que um refrigerante: 24g.

A opção de uva contém ainda mais, chegando a 32g. O suco de fruta é carregado de frutose, que gera resistência à insulina. Por isso, prefira água com adição de limão (4950515253).

11. Batatas fritas

As famosas batatas são um perigo extra para diabéticos. Além da batata em si ser rica em carboidratos, fritá-las aumenta drasticamente o seu nível de açúcar e reduz as fibras (54).

Os alimentos fritos, como batatas, têm demonstrado produzir grandes quantidades de compostos tóxicos, como AGEs e aldeídos, que podem promover a inflamação e aumentar o risco de doença, além de causar câncer (555657585960).

Agora que você já conhece os alimentos que pessoas com diabetes precisam evitar é importante estar sempre de olho na quantidade de carboidratos e açúcares dos alimentos. Assim, você pode escolher produtos mais naturais e que não aumentem os níveis de açúcar no sangue.

66 Comentários

  • gleison agosto 7, 2018

    ótima a ex
    plicação

  • Ivanise Maria Salsa Pinto Coelho setembro 2, 2018

    Muito bom e instrutivo.

  • Roberto carlos de carvalho setembro 2, 2018

    So diabético,foi uma informação valiosa agradeço de coração pela informação um abraço ao Dr.nature e toda sua equipe estou tomando o vital 4k e to muito satisfeito com os resultados obrigado ao Dr e toda sua equipe ?

  • NEWTON FARO setembro 2, 2018

    O texto é ótimo, pois esclarece com muita clareza. Parabéns.

  • FREDERICO CASTELLAN setembro 2, 2018

    Elucidativo.

  • rosa maria vieira barbosa setembro 3, 2018

    achei otimo e valioso até pq o proprio suco da fruta tambem nao é bom e isso eu nao sabia preferivel a fruta em si mesmo ,veja o suco da maçã mesmo sem a adiçao de adoçantes ja nao é aprovado meu Deus o q vamos tomar entao só agua?poderia passar pra nós diabeticos o q podemos comer e beber .pode me responder o q é VITAL $K para q serve ?tenho muitas dores nas articulaçoes pq alem de eu ser diabetica tenho fibromialgia e tendinite hoje mesmo estou com tantas dores e formigaçoes q nao tem como eu te dizer o q nao dói em meu corpo ,preciso de uma ajuda urgente urgente urgente

  • Maria setembro 3, 2018

    Ótimo

  • olavo zefrino da silva setembro 3, 2018

    As informações sobre os alimentos que pessoas portadoras do DIABETES devem evitar de comer ou bebeber são muito boas. Felizmente eu não tenho probblemas com DIABETES.Mas na minha familha tem pessoas cm esse problema. Eu vou passar essas informações para elas. Grato pelos esclarecimentos .- OLAVO

  • Hortencia setembro 3, 2018

    achei bastante esclarecedor

  • Charles setembro 3, 2018

    Ótimo

  • Clécio setembro 3, 2018

    Muito bom
    Obrigado

  • Mariane Galvão setembro 4, 2018

    Muito bom, fiquei confusa ao saber que o suco integral de uva sem adição de açúcar diabético não pôde beber,eu sou pré diabética ,pq ouvi dizer que não fazia mal e agora é só água com limão?

  • Neymar Junior setembro 4, 2018

    Excelente. Muito esclarecedor.

  • Anadilha Castro Borba setembro 4, 2018

    Muito bom e excelente explicação agradeço por se preocupar com a vida do próximo é muito gratificante.

  • Maria de Fátima Guedes setembro 4, 2018

    Ótimo bem educativo

  • sonia santos setembro 6, 2018

    muito bom

  • Silvia Regina das Dores setembro 6, 2018

    Incrível , informações importantes para pessoas que tem diabetes. Tenho pessoas na família e já compartilhei com eles.

  • Roseli setembro 8, 2018

    Gostei

  • Zilma setembro 8, 2018

    Ótimo, muito bem explicado.

  • marcela cunha setembro 10, 2018

    eu achei legal ter um site que fala sobre o que uma pessoa com diabetes não ´pode comer. e assim nós ajuda a saber mais . muito obrigado pois me ajudou muito………..

  • Nara setembro 11, 2018

    Gostei muito do texto. Impressionante como nos enganamos com os alimentos. Muitos que pensava que podia ingerir, é o contrário, aumenta drasticamente a glicose.

  • Thamires Santos setembro 24, 2018

    Gleison,

    Muito obrigada, não deixe de nos acompanhar 🙂

  • Thamires Santos setembro 24, 2018

    Nara,

    Nossa habilidade de pesquisar pelo mundo nos permite desenvolver fórmulas naturais e oferecer soluções inovadoras para todos aqueles que buscam viver melhor, com mais qualidade de vida.

  • Thamires Santos setembro 24, 2018

    Marcela,
    Nossa habilidade de pesquisar pelo mundo nos permite desenvolver fórmulas naturais e oferecer soluções inovadoras para todos aqueles que buscam viver melhor, com mais qualidade de vida.

  • Thamires Santos setembro 24, 2018

    Zilma,

    É um prazer receber o seu retorno, muito obrigada!

  • Thamires Santos setembro 24, 2018

    🙂

  • Thamires Santos setembro 24, 2018

    Oi Silvia,

    Queremos inovar para todos aqueles que buscam viver melhor, com mais qualidade de vida!

  • Thamires Santos setembro 24, 2018

    🙂

  • Thamires Santos setembro 24, 2018

    Maria de Fátima,

    Muito Obrigada 🙂

  • Thamires Santos setembro 24, 2018

    Anadilha,

    Nossa habilidade de pesquisar pelo mundo nos permite desenvolver fórmulas naturais e oferecer soluções inovadoras para todos aqueles que buscam viver melhor, com mais qualidade de vida.

  • Thamires Santos setembro 24, 2018

    Neymar,

    Muito Obrigada!
    Abraços.

  • Thamires Santos setembro 24, 2018

    Clécio,

    🙂

  • Thamires Santos setembro 24, 2018

    Charles,

    Obrigada!

  • Thamires Santos setembro 24, 2018

    Hortencia,

    Fico muito agradecida!

  • Thamires Santos setembro 24, 2018

    Olavo,

    Estamos em busca de um estilo de vida mais saudável e feliz, nós podemos ajudar e queremos ajudar o maior número de pessoas.
    Muito Obrigada!

  • Thamires Santos setembro 24, 2018

    Maria,

    Muito Obrigada!

  • Thamires Santos setembro 24, 2018

    Frederico,

    Muito Obrigada 🙂

  • Thamires Santos setembro 24, 2018

    Newton,

    Muito obrigada 🙂

  • Thamires Santos setembro 24, 2018

    Roberto,
    Nossa habilidade de pesquisar pelo mundo nos permite desenvolver fórmulas naturais e oferecer soluções inovadoras para todos aqueles que buscam viver melhor, com mais qualidade de vida, maravilhoso estamos com novos produtos no nosso portal, fique por dentro das novidades!
    🙂

  • Thamires Santos setembro 24, 2018

    Ivanise,

    Muito Obrigada!

  • Thamires Santos setembro 24, 2018

    Rosa,
    O Vital 4k é um produto com alta concentração de Polifenóis, além de extratos de chás que melhoram a saúde intestinal. Todas as pessoas deveriam consumir grandes quantidades de Polifenóis diariamente pelos benefícios que eles trazem ao corpo, principalmente quem está se sentindo cansado e indisposto. Isso significa ingestão de muitas frutas escuras e exóticas, que são difíceis de serem encontradas e são caras. Por esse motivo concentramos essa rica substância em nossos produto. Polifenol é um grupo de substâncias que tem um forte poder anti-inflamatório no corpo bem como combate à radicais livres. Eles também ativam genes que desencadeiam várias reações importantes ao corpo, bem como limpeza de restos tóxicos e até células doentes.
    Ingredientes:
    Dextrose, taurina(400mg200ml de produto para consum o), polidextrose, acidulante ácido cítrico, aroma idêntico ao natural de morango, farinha de chia, carbonato de cálcio, aroma idêntico ao natural de cranberry, citrato de potássio, hibisco em pó, antiumectante dióxido de silício, isomaltulose, inulina, cafeína (35mg/ 200ml de produto pronto para consumo), guaraná em pó, sucralose, ácido ascórbico, chá verde em pó, chá preto em pó, chá vermelho em pó, tamarindo em pó, ameixa em pó, acerola em pó, açaí em pó, uva em pó, mirtilo (blueberry)em pó, romã em pó, edulcorante natural, stévia, corante vermelho ponceau, nicotinamida (vit.B3), sulfato de zinco ácido pantatênico (vit.B2), vitamina K, selenito de sódio, vitamina B12.

    Para maiores informações acesse nosso site: http://www.doutornature.com ou contate nossa equipe 4003-5219 Vendas: 4003-3540.

  • Rita Alves dos Santos Borges setembro 28, 2018

    gostei bastante pois sou de família que tem diabete por isso tenho muito cuidado com a minha alimentação.

  • Thamires Santos outubro 1, 2018

    Oi Rita,

    É muito importante para nós esse tipo de retorno, nosso maior objetivo é trazer uma informação e um estilo de vida melhor.

  • Maria do socorro novembro 6, 2018

    Gostei muito,aprendir bastante.

  • Gilberto G Mazeto dezembro 19, 2018

    Gostei. Mas da mesma forma que falaram dos 11 alimentos não saudáveis para diabéticos, falem dos saudáveis. Sei que se eu for fazer uma pesquisa, acho muitos alimentos saudáveis, mas para fazer um atalho nos enumere pelo menos 11. Grato.

  • Maria da Conceição Freitas Guimarães fevereiro 10, 2019

    Muito bom.
    Gostaria de saber se há algum produto redutor de colesterol.

  • Mayara Batista março 3, 2019

    Maravilhoso tirou todas a minhas dúvidas achei q pessoas com diabetes ficariam com a glicemia alta por questão de estresse. Mais não há uma alimentação regrada.

  • Dione março 18, 2019

    Bom!

  • Maria Luzinete de Andrade Neto abril 4, 2019

    achei excelente, vou seguir

  • sonia da silva oliveira abril 15, 2019

    Boa tarde!Descobri essa semana que estou com diabete 2,por está obesa fiquei perdida ainda bem encontrei essas explicações.
    Meu médico do SUS não tem muito tempo hábil de explicação ..Obrigada galera

  • Maria Aparecida setembro 5, 2019

    Muito esclarecedor!

  • Isabel Dias Araujo setembro 15, 2019

    Coitado dos diabeticos!!!!!
    minha irmã é….

  • Djalma outubro 8, 2019

    Além de ser diabético eu tenho meu triglicérides muito alto. Gostaria de alguma orientação

  • juliana janeiro 28, 2020

    obrigado nossa estou muito feliz com essas dicas obrigado

  • Giovanna Pogarelciuc Miatto abril 11, 2020

    se cuida em sonia, meu avô tem diabets tipo 2, e hoje em dia ele nao tem metade de uma perna e dois dedos do pé, por conta de feridas ou bolhas que estouraram

  • Adriana nascimento coimbra junho 4, 2020

    vc joga um link que vai dar o livro corpo blindado o ebook gratuito e qd nos cadastramos só trava ou expira
    coo adqwuirir esse livro e no caso do extrato de oliveira p quem ja toma remedio de pressao continua c os remedios e mais o extrato

  • Jorge julho 17, 2020

    Muito bom esse artigo auto explicativo.

  • yoshiko agosto 18, 2020

    Olá:) Pesquisa Spray de Calêndula Cicatrizante para Feridas Plenusdermax Phytoplenus Original ( em farácias de manipulação). É especial para ferimentos de diabéticos. Vale cada centavo.

  • J. Pereira setembro 28, 2020

    Ser diabético não é algo que devemos desejar. Mas, uma vez que se é, o diabetes tanto pode ser uma desgraça como um estímulo à virtude: é necessário aprender a comer bem, a ser moderado, a controlar os impulsos, evitar a gula, praticar algum exercício, conhecer seus próprios limites. Se o diabético pensar nos novíssimos – morte, juízo, inferno ou glória – encontrará sentido para fazer sua enfermidade dar bons frutos da virtude.

  • J. Pereira setembro 28, 2020

    Reduzir ao máximo carboidratos e sucos de frutas, cortar açúcar. Doces, os dietéticos ou limitar a sobremesa a uma porção mínima e a um dia da semana, ou substituindo em equivalência de calorias outro carboidrato da dieta (ex.: deixar de comer a porção de arroz para comer um brigadeiro pequeno). Consumir bastante folhas e, com moderação, carnes magras. Fazer algum exercício, que pode ser uma caminhada diária.

  • João Benedito da Silva fevereiro 19, 2021

    tenho diabete, mas sofro para controlar. Mesmo assim na minha ignorância como de tudo.
    A partir de hoje, com a leitura rápida, vou seguir os conselhos, evitando certas alimentações.

  • José Batista Pires de campos abril 24, 2021

    seria bom a publicação de um artigo apresentando um ou vários cardápios que seja benéfico para os pre-diabéticos .

  • José Soares Martins junho 19, 2021

    Que estava lendo sobre a memória e qd estava na fase de compra, perdi a página e não consegui comprar, se for possível retorne a página…

  • Amatoms junho 22, 2021

  • Amatoms julho 9, 2021

  • RAIMUNDO S FERNANDES julho 16, 2021

    SOU DIABETICO E ADQUERIR VITAL 4K, VOU TER PROBLEMAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *