9 Dicas Para Aumentar a Testosterona e Melhorar a Qualidade de Vida


A testosterona é um hormônio produzido de forma natural no corpo dos seres humanos. Nas mulheres, o órgão responsável pela produção são os ovários, e nos homens são os testículos (1). Aumentar a testosterona no organismo é essencial para quem deseja ganhar mais energia.

Isso porque esse hormônio é responsável por uma série de funções importantes do corpo. Além de ser importante para manter a saúde de forma geral, ele também influência diretamente na prevenção de doenças, bem como no desempenho de funções sexuais e outros processos do organismo (2, 3, 4).

Além disso, esse esteroide natural também é essencial para quem deseja ganhar massa muscular de forma rápida. Já que ele consegue estimular o aumento de energia (6) e vitalidade em poucas semanas (7). Não é à toa que os praticantes de fisiculturismo se preocupam tanto com ele.

Nesse artigo vamos ressaltar alguns métodos naturais para você aumentar a testosterona do seu corpo. Contudo, a suplementação (conforme será abordado mais à frente) também é uma ótima opção para quem deseja ganhar mais energia. O importante é saber que tipo de suplemento é o ideal (8).

Os benefícios de aumentar a testosterona natural do seu corpo

Aumentar a testosterona do seu corpo trás uma série de benefícios para o organismo. Além de ser um hormônio essencial para o funcionamento das funções do corpo, ele também é importante para quem deseja ganhar massa muscular e começar treinos pesados.

  • Dá mais energia: Esse esteroide natural é essencial para que você tenha mais energia para desempenhar exercícios físicos e treinos pesados (9). Logo, aumentar os níveis dele no seu organismo irá, consequentemente, gerar mais energia para o seu corpo.
  • Aumenta a massa muscular: Se você é fisiculturista ou deseja ter mais músculos, a testosterona é essencial. Ela irá facilitar o ganho da massa muscular (10).
  • Mais força: Ao estimular a produção do hormônio de forma natural, você terá mais força e vitalidade para desempenhar tanto tarefas do dia a dia como também atividades físicas de alto rendimento.

Esses são apenas alguns dos benefícios de aumentar a testosterona. Ao contrário do que muitos pensam, é possível sim melhorar os índices desse hormônio de forma natural. Tudo que você precisa é ter foco e disciplina para mudar a sua rotina.

1. Jejum intermitente

Esse tipo de jejum é essencial para quem deseja aumentar a testosterona do seu organismo. Um estudo comprovou que ele consegue elevar os níveis desse hormônio em até 400% (11). Isso de forma completamente natural, sem oferecer qualquer risco para o praticante.

Esse tipo de jejum consiste, basicamente, em você não tomar o café da manhã. Nesse caso, a sua primeira refeição será o almoço, e você terá apenas mais duas ao longo do dia. Isso te ajudará e estimular a produção desse esteroide naturalmente (12).

2. Intercalação de treinamento pesado e com intervalo

Ir à academia para praticar treinamentos pesados também estimula a liberação do hormônio. Contudo, isso deve ser feito de forma intercalada. Segundos estudos do Centro Médico da Universidade de Nebraska, essa variação entre exercícios leves e pesados melhora os índices de produção do esteroide (13).

Nesse caso, a atividade mais indicada é o levantamento de pesos. Ela é considerada o exercício mais indicado para quem deseja aumentar a testosterona de forma natural. Pois pode ser praticado de diversas maneiras e seus efeitos são de longo prazo (14). 

3. Gorduras Saudáveis

As gorduras saudáveis são elementos essenciais no organismo de qualquer pessoa. Isso porque elas ajudam no desempenho das funções do organismo. Além de darem mais energia, elas também melhoram as taxas de hormônios sexuais, principalmente nos homens (15).

Essas gorduras saudáveis podem sem encontradas em diversos tipos de alimento. Contudo, existem alguns que possuem maiores concentrações desses nutrientes, tais como: óleo de coco, produtos à base de leite de cabra, salmão, chia, nozes, amêndoas, linhaça, óleo de peixe entre outros.

4. Detox de Fígado

O fígado é o órgão responsável por purificar o seu organismo. É ele que faz a triagem de substâncias do seu corpo, encaminhando as boas para o organismo e expelindo as ruins. Por conta disso, é muito importante que ele funcione de maneira eficaz para aumentar a testosterona.

A limpeza do fígado é essencial para melhorar o seu funcionamento e aumentar os níveis do hormônio. O órgão é responsável por produzir uma enzima do grupo 17-beta-hidroxilo da testosterona (16). Logo, mantê-lo irá ajudar na produção dessa substância que é importantíssima para seu corpo.

Para se ter ideia da importância do fígado, um estudo aponta que homens que sofrem de doenças desse órgão, como a cirrose, apresentam uma diminuição de até 90% na taxa de testosterona sérica. E esse quadro só se agrava conforme o distúrbio evolui (17).

5. Redução do Estresse

Reduzir o estresse não irá apenas aumentar a testosterona, como, também, melhorar sua saúde como um todo. Esse distúrbio é o grande mal do século. Anualmente a Organização Mundial de Saúde (OMS) apresenta dados cada vez mais assustadores sobre a proliferação do transtorno.

O estresse afeta tanto o corpo como a mente, diminuindo drasticamente a qualidade de vida. Por conta disso, é muito importante tratar esse distúrbio. Apesar do cortisol aumentar o nível de testosterona rapidamente, após o pico há uma queda muito maior que pode trazer sérias consequências para o corpo (18).

Por isso, é essencial diminuir o estresse para aumentar a testosterona de forma saudável. Tenha em mente que o corpo precisa trabalhar de forma conjunta com a mente. Logo, é necessário buscar meios de equilibrar ambos.

6. Vitamina D

A Vitamina D é uma grande aliada do corpo humano. Ela ajuda na prevenção de doenças, como o câncer, por exemplo. E é essencial para melhorar o funcionamento de órgãos vitais, bem como estimular funções básicas no organismo.

Além disso, ela é uma excelente ferramenta para aumentar os níveis de testosterona. Segundo um estudo da Hormone e Metabolic Research feito em homens acima do peso, a ingestão do nutriente resultou em um aumento de 30% na produção de testosterona (19).

O melhor de tudo é que você pode obter a Vitamina D de outras formas sem ser o consumo de alimentos. Se você tomar 20 minutos de sol por dia, por exemplo, os seus níveis de vitamina D irão aumentar consideravelmente, estimulando, assim, a produção de testosterona no corpo.

7. Eliminar o consumo excessivo de açúcar

Os açúcares são grandes vilões de uma vida saudável. Além de oferecerem uma série de riscos à saúde. Essas substâncias podem gerar uma série de doenças, entre elas, a diabetes. Por conta disso, você deve ter uma dieta baseada em alimentos com baixo teor de açúcar, e de preferência, naturais.

Tenha em mente que isso é essencial para que o seu metabolismo possa funcionar de forma normal. Dessa maneira, a produção de testosterona irá continuar a acontecer naturalmente. Lembre-se, um organismo sobrecarregado de açúcar tende a ser mais lento.

Opte por uma dieta que tenha como base frutas, verduras, legumes e grãos. Evite comer alimentos industrializados, principalmente comidas congeladas. Além de possuírem altos índices de açúcares elas também são repletas de conservantes, que também prejudicam o organismo.

8. Ter um sono de qualidade

Um sono de qualidade é essencial para aumentar a testosterona (20). Isso porque, é durante esse estado de relaxamento que o seu corpo começa a liberar substâncias ligadas a produção desse hormônio, como por exemplo, o cortisol. Além disso, o sono interfere diretamente nas suas funções cognitivas.

O ideal é que você tenha um ciclo de sono que dure, em média, sete horas, mas esse valor pode mudar conforme as suas necessidades físicas. Além disso, é muito importante que você aproveite a janela da noite. Esse é o horário natural de descanso do seu corpo.

9. Manter um percentual de gordura corporal baixo

Perder peso e manter uma taxa de gordura corporal baixa é essencial para que você consiga aumentar a testosterona do seu corpo (21). Isso porque, esses dois fatores estão extremamente ligados ao funcionamento do metabolismo, bem como demais funções do organismo.

Pessoas com excesso de peso tendem a ter mais dificuldades de produzir hormônios essenciais para uma vida saudável. Além disso, elas também acabam retendo substâncias prejudiciais com mais facilidade.

A gordura corporal é importante, desde que esteja na medida certa. Por isso, sempre busque deixar esse índice controlado. Dessa maneira, você irá garantir o bom funcionamento do seu organismo.

A suplementação é uma boa opção para conseguir mais energia?

A resposta é sim. Contudo, é preciso ter cuidado com tipos de suplementos escolhidos. Muitos deles contêm substâncias que podem causar problemas no organismo de quem consome. Isso sem contar que alguns podem causar dependências de certas substâncias.

Por conta disso, opte por suplementos que tenham como fonte principal os polifenóis (22). Dessa maneira, você conseguirá aumentar a testosterona do seu corpo de forma saudável, melhorando, assim, o seu desempenho em atividades físicas e treinos pesados.