7 Motivos que Mostram que Dormir Bem Pode Ajudar a Perder Peso


Muitas pessoas não sabem, mas dormir bem pode ajudar a perder peso. Isso porque, além do nosso corpo precisar de um tempo de descanso para repor todas as energias gastas, há funções essenciais que são realizadas durante o sono.

Recentemente, a Associação Brasileira do Sono publicou um estudo que revelou que 36,5% dos brasileiros sofrem de insônia (1). Esse é um quadro muito alarmante, pois dormir bem é essencial para o funcionamento do organismo como um todo. E, além disso, melhora a qualidade de vida.

Dormir bem pode ajudar a perder peso, pois estudos apontam que o sono está ligado a quantidade de calorias que o corpo queima, bem como a fome. Pessoas que dormem menos, ou que possuem um ciclo inadequado, tendem a sentir mais vontade de comer.

Por conta disso, ter um ciclo de sono adequado é muito importante. O ideal é dormir pelo menos sete horas por dia, de preferência de noite. O período noturno é o mais indicado, pois o corpo tende a entrar em estado de repouso durante esse horário.

Entenda por que dormir bem pode ajudar a perder peso

O sono é essencial para que o seu organismo possa relaxar e recuperar as energias gastas ao longo do dia. É durante esse período que o corpo revitaliza todos os músculos que você desgastou. O sono também é usado para fazer uma “limpeza” nos processos vitais para o seu funcionamento (2).

perda de peso com a dieta paleoAlém disso, segundo pesquisas, um sono ruim pode desencadear problemas hormonais. Pode também diminuir o desempenho físico e prejudicar funções cerebrais essenciais (3, 4, 5, 6). Tudo isso pode gerar um grande aumento de peso, principalmente entre crianças e adultos (7).

Por conta disso, é muito importante que você durma bem. Um sono ruim pode causar doenças crônicas, como diabetes, obesidade e problemas cardíacos (8, 9, 10, 11). Todos esses distúrbios também estão ligados ao ganho de gordura corporal.

Além disso, o sono afeta o humor e o desempenho diário. Pesquisas comprovaram que dormir mal faz com que o indivíduo fique menos produtivo e mais negativo, prejudicando a tomada de decisões (12, 13).

Por conta disso, é muito importante estabelecer um ciclo de sono regular. Dormir pode te ajudar a perda de peso. Porém pode ainda ajudar no bom funcionamento do organismo como um todo. Confira a seguir mais alguns motivos para ter um período de relaxamento eficaz.

1. Um ciclo de sono ruim é fator de risco maior para ganhar peso e obesidade

Diversas pesquisas já comprovaram que dormir bem pode ajudar no Índice de Massa Corporal (IMC). Justamente porque dormir mal incentiva o ganho de peso (14). Isso acontece, principalmente, entre pessoas que tem um ciclo de sono menor que sete horas, que é o mínimo exigido para qualquer indivíduo (15).

Isso acaba desencadeando um processo vicioso, já que o ganho de peso pode piorar os distúrbios na hora de dormir. Um exemplo é a apneia do sono. Ou seja, quanto você dorme bem, menos peso você ganha, o que, consequentemente, melhora o seu sono (16).

2. Dormir mal pode aumentar seu apetite

Dormir mal também interfere na produção de hormônios que controlam a sua fome, são eles, grelina e leptina. Dessa maneira, você acaba tendo mais apetite que o normal, pois ambos são responsáveis por avisar o seu cérebro que o organismo já está satisfeito com a quantidade de alimentos ingeridos (17).

Segundo um estudo realizado com mais de mil voluntários, foi verificado que os participantes que dormiam menos apresentavam uma diminuição de 14,9% na taxa de grelina e 15,5% no índice de leptina. Isso, consequentemente, aumentou o apetite dos voluntários, bem como o IMC (18).

3. O sono ajuda a combater os anseios e a fazer escolhas saudáveis

Dormir pode ajudar a perder peso, mas também interfere no funcionamento do cérebro. Estudos comprovaram que, pessoas que dormiam mal, ou tinham poucas horas de sono, tendiam a fazer escolhas menos saudáveis. Como, por exemplo, optar por comer alimentos mais calóricos (19).

Isso porque, o período de relaxamento afeta diretamente o lobo frontal do cérebro, que é o responsável por tomar decisões e pelo autocontrole (20). Além disso, os hormônios de “recompensa” do seu organismo tendem a responder mais quando o seu corpo foi privado do sono (21).

Por conta disso, é muito importante que você durma bem para que o seu cérebro possa funcionar de maneira correta, tomando decisões saudáveis. Lembre-se, o equilíbrio hormonal é essencial para que todas as funções do seu corpo possam ser realizadas da melhor maneira possível.

4. Um ciclo de sono ruim pode aumentar sua ingestão de calorias

O consumo de calorias também pode aumentar entre as pessoas que dormem pouco ou mal. Isso porque, conforme citado anteriormente, um ciclo de sono ruim interfere na produção dos hormônios responsáveis pela plenitude, e também pela sensação de recompensa ao ingerir alimentos calóricos.

Um estudo realizado em 12 voluntários demonstrou que aqueles que dormiam menos de quatro horas por noite acabavam consumindo cerca de 560 calorias a mais do que os participantes que tinham tido um ciclo de oito horas de sono (22).

Isso porque, o período de relaxamento interfere diretamente na produção de hormônios que ajudam a controlar a quantidade de porções. Logo, se você não dorme direito ou a quantidade de horas é insuficientes, isso fará com que você coma porções maiores, e, consequentemente, mais calóricas.

Isso foi demonstrado em um teste realizado com 16 voluntários. Eles foram divididos em dois grupos. O primeiro, pôde dormir oito horas seguidas, enquanto o segundo teve que ficar acordado a noite inteira.

O resultado foi que os integrantes do primeiro grupo, na manhã seguinte, escolherem porções menores. Já os participantes do grupo número dois, por terem passado a noite inteira acordados, acabaram por escolher porções maiores (23).

5. Dormir mal pode diminuir seu metabolismo de repouso

A sua TMR (taxa metabólica de repouso) nada mais é que a quantidade de calorias que o seu organismo consome enquanto você está em estado de relaxamento. Quando ela é muito baixa, isso tende a deixar o seu metabolismo mais lento, pois seu corpo irá queimar menos calorias.

Diversas pesquisas demonstraram que indivíduos que dormem menos ou tem uma qualidade de sono ruim, tendem a diminuir a TMR (24). Consequentemente, isso acaba deixando seu organismo mais lento, fazendo, assim, com que o seu peso aumente.

6. O sono pode melhorar a atividade física

Dormir pode ajudar a perder peso e também melhora o desempenho físico. Uma pesquisa com voluntários que praticavam basquete demonstrou que aqueles que tinham um ciclo de 10 horas tiveram um aumento na velocidade, bem como na precisão de movimentos (25).

Dormir é essencial para que você consiga repor as energias gastas, bem como reconstruir os músculos gastos ao longo da prática de exercícios físicos. Além disso, o período de relaxamento é essencial para que você evite a fadiga durante as atividades (26).

7. Dormir bem ajuda a prevenir a resistência à insulina

A insulina é um hormônio essencial para o seu organismo. Isso porque, ele é responsável por transportar os açúcares através da corrente sanguínea para todo o seu corpo. Dormir mal pode fazer com que as suas células se tornem mais resistentes a insulina (27, 28).

Ao identificar que as células não estão absorvendo insulina, o seu organismo irá produzir mais quantidades do hormônio. Com isso, você sentirá mais vontade de comer, e, consequentemente, aumentará o consumo de alimentos calóricos e a quantidade de gorduras no seu corpo.
[thrive_leads id=’3722′]

Dicas de como dormir bem

Se você deseja melhorar a qualidade do seu sono, algumas dicas básicas são essenciais.

Tenha em mente que esse período de relaxamento é muito importante, logo, é preciso tomar alguns cuidados para que nenhum fator externo dificulte ou prejudique a hora de dormir.

Desligue os aparelhos eletrônicos

Muitas pessoas deixam o smartphone, computador o TV ligados e próximos à cama na hora de dormir. Isso é um grande erro, pois esses dispositivos não deixam o seu corpo relaxar completamente por conta das luzes e sons.

Tenha um ambiente adequado

Para dormir bem é muito importante que você tenha um quarto adequado. Ele precisa ser silencioso, ter uma cama e travesseiro confortáveis e, de preferência, paredes de cores claras. Assim você chegará ao estado de relaxamento rapidamente.

Faça exercícios regularmente

É essencial que você faça atividades físicas com frequência. Isso porque, para seu corpo conseguir relaxar é necessário gastar energia. Contudo, é muito importante que esses exercícios não sejam realizados após as 21h, para não afetar o sono.

Respeite o horário correto de dormir

O mínimo que um ser humano precisa dormir diariamente são sete horas. Contudo, o ideal é que o ciclo dure entre oito e nove horas. Por conta disso, se você precisa acordar cedo o ideal é que você também vá dormir cedo.

Tenha uma rotina regrada

Ficar mudando seu horário de dormir também pode prejudicar o seu sono. Por conta disso, assim como você deve possuir hora certa para comer, é preciso estabelecer um horário fixo para o descanso.

Todas essas dicas são essenciais para que você consiga ter um bom ciclo de sono. Lembre-se que dormir pode ajudar a perder peso, mas, também interfere diretamente na sua qualidade de vida.

Por conta disso, sempre procure cuidar do seu período de relaxamento, dessa maneira seu corpo funcionará melhor.