Os 10 Melhores Benefícios De Praticar Exercícios Físicos


Queimar o excesso de calorias, construir músculos ou para manter o bom funcionamento do corpo: são inúmeros os benefícios que a prática constante de exercícios físicos pode trazer para o seu dia a dia.

E as opções também são muitas. Há exercícios físicos em grupo, como os esportes, e também opções individuais, como natação, ioga, pilates e lutas. Praticamente qualquer gosto se encaixa nas atividades físicas que, que são capazes de liberar endorfina – o hormônio da felicidade – em todo o corpo, inclusive no cérebro.

Muitas pessoas ficam presas à ideia de que somente a academia garante o selo de “fitness”. e, por isso, acabam ficando sedentárias por não apostar em opções diferenciadas e mais adequadas a seus gostos na hora de praticar exercícios. Afinal, até mesmo uma simples e rápida caminhada pode fazer a diferença.

Quem sabe, ao conhecer melhor os benefícios do exercício regular, você se inspire a encontrar a opção perfeita para você.

Conheça os benefícios do exercício físico regular:

1. Se exercitar diariamente aumenta a felicidade 

O exercício físico é o melhor instrumento na hora de melhorar o humor. Ele pode atuar até mesmo em indivíduos que sofram de depressão, excesso de estresse e ansiedade, de forma cientificamente comprovada (1).

Sua ação é capaz de influenciar diretamente áreas do cérebro que controlam sensações de estresse e ansiedade. E isso porque eles deixam o cérebro mais sensível aos hormônios chamados de norepinefrina e serotonina. Estes auxiliam na hora de combater a depressão e outras doenças.

Endorfinas também são mais produzidas no organismo de quem aposta nos exercícios físicos. Elas melhoram a capacidade de sentir emoções positivas e até mesmo de diminuir a dor (2).

Pessoas ansiosas tendem a estar sempre em alerta e com medo de sofrer crises. Nesse sentido, o exercício físico regular ajuda a diminuir essa tendência, deixando esses indivíduos mais conscientes de seu estado mental.

Muitas pessoas acreditam que é a intensidade do treino que faz com que esses hormônios sejam liberados. Mas isso não é verdade. Se movimentar é a chave, independentemente da força ou rapidez do exercício.

E isso foi comprovado em um estudo feito com  24 mulheres diagnosticadas com depressão. No teste, elas fizeram exercícios regulares, que ajudaram a melhorar os sintomas da doença (3).

Outro estudo pediu a 26 mulheres e homens saudáveis que já investiam em exercícios físicos diariamente que parassem de fazê-lo. Durante as duas semanas de testes, houve uma mudança negativa em seus humores dos participantes (4).

2. Exercícios físicos são aliados na perda de peso

Alguns estudos mostraram que parte da responsabilidade acerca do ganho de peso se dá pelo sedentarismo (56).

Compreender como a queima de calorias e o exercício se relacionam pode ajudar nesse sentido. E isso porque o gasto de energia do corpo se dá através da digestão, dos batimentos cardíacos e da respiração.

[thrive_leads id=’4490′]

Quando você investe em uma dieta, consequentemente está apostando na ingestão de um menor número de calorias. E isso ajuda a diminuir o metabolismo. Atuando de forma, contrária, um dos benefícios do exercício físico regular é justamente o aumento do metabolismo. E isso ajuda na queima de calorias (5678).

Estudos também apontaram que a musculação, junto com exercícios aeróbicos, pode otimizar a queima de gordura. Além disso, ela pode atuar na transformação da gordura em “massa magra”, que são os músculos (6 , 891011).

3. Exercícios físicos auxiliam na saúde óssea e muscular

Não é novidade que o exercício melhora a qualidade muscular. Porém poucas pessoas sabem sobre sua atuação na saúde dos músculos.

Em junção com uma dieta equilibrada e rica em proteínas, a atividade física é a melhor forma de ter resultados rápidos na construção muscular. O levantamento de peso e a musculação são atividades perfeitas para esse fim.

Esse efeito é alcançado uma vez que a prática física libera hormônios. Eles estimulam a absorção de aminoácidos pelos músculos, aumentando seu tamanho e reduzindo sua quebra (1213).

Com a chegada da terceira idade, a perda muscular se torna maior. E isso deixa o corpo propenso a lesões ou até mesmo deficiências corporais. Um dos benefícios do exercício regular é a redução da massa muscular advinda do envelhecimento (14).

A construção da densidade óssea também é um excelente benefício da prática diária de exercícios físicos. Especialmente quando se é jovem, pois os exercícios ajudam a reduzir as chances de ter osteoporose quando chegar na terceira idade (15).

Exercícios intensos, como a corrida ou ginásticas em geral, podem auxiliar na melhora da densidade óssea quando comparado a exercícios mais leves em impacto, como ciclismo e natação (16).

[thrive_leads id=’3868′]

 

4. Atividades físicas diárias aumentam a energia

Se você é saudável e se exercita todos os dias, já sabe os efeitos que a prática esportiva constante tem em seu corpo (1718). Pessoas com problemas de saúde também podem usufruir desse benefício.

Em um estudo com 36 pessoas, a fadiga foi reduzida após seis semanas de exercícios físicos regulares (19).

Pessoas que sofrem da síndrome da fadiga crônica também são beneficiadas pelos exercícios físicos, vivenciando um grande aumento energético ao investir neles (2021).

Especialistas apontam até que a atividade física pode ser mais benéfica do que tratamentos específicos – como terapias – para a síndrome da fadiga crônica (20).

Finalmente, o exercício aumenta o nível energético também em indivíduos que sofrem de outros males graves e progressivas, como AIDS, câncer e até mesmo esclerose múltipla (21).

5. Atividade física constante pode evitar doenças crônicas

Uma vida sedentária pode acabar estimulando a chegada de doenças crônicas (22).

Movimentar-se diariamente aumenta a sensibilidade à insulina, auxiliando o corpo e o coração na hora de diminuir a pressão arterial e baixar os níveis de gordura presentes no sangue (23242526).

Quem não se pratica exercícios físicos, há uma propensão maior ao acúmulo de gordura na região da barriga. A gordura nessa região pode aumentar o risco de diabetes tipo 2, doenças do coração e até mesmo de morte precoce (23).

Então, se você deseja não correr esses riscos, aposte em exercícios (2728).

6. Se exercitar constantemente pode melhorar a pele

A saúde da pele pode ser afetada pelo estresse oxidativo. Esta a ação das defesas antioxidantes do corpo pode impedir a pele de reparar danos causados por radicais livres liberados nas células.

Porém, moderação é a chave. Abusar de um exercício intenso pode também aumentar as chances de perceber o dano oxidativo. Nesse caso, para obter os benefícios do exercício regular na pele, é necessário contar com atividades moderadas (2930).

A sensação de envelhecimento da pele também é melhorada com a ajuda da prática física. E isso porque ela estimula o fluxo sanguíneo e induz as células a se regenerem (31).

7. A memória cerebral é afetada por atividades físicas regulares

O exercício físico não atua apenas no corpo. Ele também faz bem à mente. Com ele, o cérebro melhora a proteção da memória e facilita a rapidez de pensamento.

Através do aumento dos batimentos cardíacos, mais sangue é impulsionado, o que aumenta o fluxo, oxigenando melhor o cérebro. Isso estimula também a produção de hormônios e aumenta a taxa de crescimento das células cerebrais.

A já citada capacidade do exercício físico de conter as chances de doenças crônicas também é beneficiada com essa atuação das atividades físicas no cérebro. E isso justamente porque é dele que vêm as chances de ser acometido por essas doenças (32).

Se manter em movimento é especialmente importante para indivíduos na terceira idade. Até porque o estresse, a baixa saúde óssea e as mudanças nas funções cerebrais se tornam mais propensos nessa idade (3334).

O hipocampo, parte do cérebro essencial para o bom funcionamento da memória e da aprendizagem, comprovadamente aumenta de tamanho com a ajuda dos exercícios físicos. Além disso, sua ação reduz as chances de Alzheimer e esquizofrenia (3536).

8. Exercícios físicos ajudam na qualidade do sono

Apostar em exercícios físicos também pode ajudar na qualidade de seu sono (3738). A recuperação dos processos cerebrais é estimulada através da perda de energia, que acontece durante os exercícios (38).

O aumento da temperatura do corpo também é capaz de melhorar o sono. E isso porque, durante a noite, ela tende a cair, deixando-o mais confortável para dormir (39). Um estudo apontou uma melhora de 65% na qualidade do sono de indivíduos que contavam com 150 minutos semanais de atividades físicas (40).

Um outro estudo analisou 17 pessoas com tendência a insônia. Ele descobriu que investir em exercícios melhora a capacidade de sono, proporcionando maior descanso e energia no dia seguinte (41).

Idosos também se beneficiam muito em seu sono com a ajuda das atividades físicas. Corridas, exercícios aeróbicos e musculações são capazes de melhorar as qualidades de descanso noturno (424344).

9. Atividades físicas melhoram dores constantes

Se você sofre com dores constantes, pode contar com a ajuda do exercício físico para melhorá-las. Após anos, a recomendação de descanso e repouso no tratamento de dores pode ser cientificamente comprovada (45).

Diversos estudos foram revisados e concluiu-se que os vários tipos de dores poderiam ser aliviadas, e até curadas, com a prática de exercícios físicos (46).

Quem pratica exercícios físicos regulares também pode sentir diferença na maneira de perceber a dor e sentir que sua tolerância a ela se torna cada vez maior com o tempo (4748).

10. Exercícios físicos melhoram o desempenho sexual

Finalmente, a prática contante de exercícios físicos pode beneficiar o desempenho e desejo sexual (495051). O fortalecimento do coração e o aumento da flexibilidade são capazes de otimizar a vida sexual, segundo estudos (49 , 51).

A melhora no desempenho na hora do sexo estimula a maior obtenção de prazer e, consequentemente, melhora sua frequência no ato. Mulheres de 40 anos foram capazes de ter um maior número de orgasmos ao apostar em exercícios mais intensos em suas rotinas (505253).

É possível observar quão funcionais são os benefícios dos exercícios físicos regulares. Quando praticados com moderação, eles  são capazes de atuar em diversas partes do organismo. Por isso, invista neles e torne sua vida melhor.