Existe Gordura ruim e gordura boa? Ou gordura é tudo igual?


Todas as gorduras são iguais? Claro que não!

Em nossa alimentação temos diferentes tipos de gorduras, tais como: colesterol, gorduras saturadas, trans, mono e poli-insaturadas.

Entre elas podemos destacar as gorduras mono e poli-insaturadas como as gorduras boas, já que são essenciais para o bom funcionamento do organismo e importantes para nossa saúde.
Um exemplo de gorduras poliinsaturadas são os famosos ômegas 6 e ômega 3. Ambos têm papel fundamental em funções cerebrais, transmissão de impulsos nervosos e transferência de oxigênio para o plasma sanguíneo.

É importante ressaltar que a ingestão diária de alimentos fontes de ômega 6/ômega 3 devem assumir uma proporção próxima de 4:1. Sendo as principais fontes: óleos vegetais, azeites, castanhas e sardinha.

2 Presentes + Acesso VIP GRÁTIS!

Cadastre-se e recebe agora 2 Books com 20 Receitas Caseiras SUPERSUCOS + 14 Práticos Chás TERAPÊUTICOS + Acesso VIP Premium.

envelope
envelope

As gorduras saturadas são gorduras de origem animal, que devem ser consumidas, mas com cautela, pois tem efeito inflamatório e podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares.

Estão presentes nas carnes e derivados do leite integral. Além de serem altamente utilizadas pelas indústrias alimentícias nos produtos processados, já que este tipo de gordura resiste à oxidação. Assim como, as gorduras trans, que possuem um perfil similar as saturadas. Por isso devemos evitá-las ao máximo. Encontramos as gorduras trans em grandes quantidades em biscoitos recheados, salgadinhos, margarinas e produtos industrializados no geral.

Por fim, o colesterol é um tipo de gordura que compõe as membranas celulares, é precursor de hormônios esteroides, como o estrogênio, a testosterona e a aldosterona, assim como os ácidos biliares. Apesar de possuir papel importante no organismo, este tipo de gordura é produzida pelos nossos tecidos em quantidades suficientes para suprir a necessidade metabólica e estrutural. Por este motivo, não existe recomendação de consumo de colesterol.
Porém, existe um limite que deve ser obedecido para evitar a chance de doenças coronarianas, sendo este limite 200mg/dia.

Principais fontes alimentares de colesterol: alimentos de origem animal, como carnes, ovos, leite integral e seus derivados.

Quer ter sua pergunta respondida pela Dra. Karina? Deixe um comentário abaixo desse texto!

Dica matadora: se você compartilhar esse post aumentam suas chances de nossa equipe selecionar sua pergunta! : )

MARTIN, C. A., ALMEIDA, V.V., RUIZ, M.R., VISENTAINER, J. E. L., MATSHUSHITA, M., SOUZA,
N. E., VISENTAINER, J. V. Ácidos graxos poliinsaturados ômega-3 e ômega-6: importância e
ocorrência em alimentos. Rev. Nutr., Campinas, 19(6):761-770, nov./dez., 2006
[3] UNITED STATES DEPARTMENT OF AGRICULTURE. Dietary references Intakes. Disponível em:
https://fnic.nal.usda.gov/sites/fnic.nal.usda.gov/files/uploads/542-588.pdf

Veja também: Dra. Karina [direto ao ponto]: Sou diabético posso comer doce? e Procurando remédio para queda de cabelos? Cuidado você pode estar escolhendo o caminho errado [e perigoso]…

 

>