Por Que As Fibras Nos Fazem Bem?


Qual o grupo alimentar mais importante? Talvez seja difícil responder essa pergunta de primeira. Porém você certamente já ouviu alguém falar que as fibras nos fazem bem e que é bom consumi-las em maior quantidade.

Elas estão nos legumes, verduras, grãos integrais, leguminosas e frutas. Alguns podem dizer que elas são superestimadas na dieta. Mas é inegável o seu valor e a sua importância para a sobrevivência humana.

Você quer saber o motivo das fibras fazerem tão bem e como é importante consumi-las? É sobre isso que falaremos neste artigo, então não deixe de conferir.

Mas o que é a fibra?

Trata-se de um carboidrato que não é digerido pelo organismo e que faz parte da constituição de alimentos que estão no nosso dia a dia.

Existe a fibra solúvel e a fibra insolúvel. A primeira se dissolve na água e é metabolizada pelas bactérias do intestino que nos fazem bem. Já a fibra insolúvel não é diluída na água.

Outra forma de classificar as fibras é apontar as que são fermentáveis e as que não são. Enfim, existem muitos tipos de fibras. E isso da mesma forma que existem vários tipos de gorduras, com diferentes funções no organismo.

A orientação da maior parte das organizações de saúde é que as mulheres consumam 25g de fibras diariamente e os homens 38g.

A fibra é boa para nós porque ela alimenta bactérias “boas”

O corpo humano é constituído em grande parte por bactérias. Vale dizer que temos mais bactérias do que células no nosso organismo. A proporção é de 10 a 1.

Elas estão na nossa pele, boca, nariz… mas principalmente no intestino. E especialmente no intestino grosso. Lá a conta é de 100 trilhões de bactérias, de mais de 500 espécies, formando a flora intestinal (2).

Talvez isso pareça ruim, motivo de preocupação, mas não é. A maior parte dessas bactérias fazem bem para o organismo e ajudam em funções que não somos capazes de cumprir sozinhos. Por exemplo, algumas ajudam no controle do peso, do açúcar no sangue, nos mecanismos cerebrais e até melhoram a imunidade (34567).

Um dos motivos pelos quais as fibras nos fazem bem é que elas chegam inteiras no intestino. E, assim, ajudam a alimentar essas bactérias que são benéficas. Desse modo, elas seguem trabalhando para o nosso bem e assim todo mundo sai ganhando (8, 9).

Com essa alimentação, a quantidade de bactérias benéficas cresce, o que é ótimo para a nossa saúde. Elas se tornam capazes de produzir ácidos graxos excelentes para o corpo. Alguns deles são o propionato e o butirato, que combatem distúrbios como síndrome do intestino irritável e colite ulcerativa (10, 111213).

As fibras também ajudam a emagrecer

As evidências a respeito da colaboração das fibras para que possamos perder peso ainda não bastante contraditórias. Algumas delas se ligam a água do intestino, e com isso se tornam capazes de retardar a absorção de nutrientes. Isso nos mantém saciados por mais tempo (14).

Estudos mostram que o consumo maior de fibras faz com que a gente seja capaz de reduzir automaticamente a ingestão de calorias (1516). É claro que isso depende do tipo de fibra. Até porque algumas terão outros benefícios a oferecer (17, 181920).

As fibras ajudam a controlar o açúcar no sangue

As fibras ajudam a manter o nosso índice glicêmico baixo (21). O que isso quer dizer, na prática? Significa que, quando consumimos refeições que contém carboidrato, as fibras fazem com que os picos de açúcar no sangue sejam menores (22).

Se você consome carboidratos em excesso, não há dúvidas que as fibras possam ajudar a evitar que você acabe sofrendo picos glicêmicos. Agora, se você tem problemas com níveis altos de açúcar no sangue, que tal evitar o consumo desse grupo alimentar de uma vez?

A fibra também ajuda a combater o colesterol LDL

Algumas fibras podem controlar o colesterol no sangue, diminuindo os índices de colesterol “ruim”, o LDL. O efeito não é exatamente impressionante, mas não deixa de ter sua relevância (23).

Pesquisas mostraram que, quando você consome de 2 a 10g de fibra solúvel por dia, passa a ter uma queda no colesterol LDL de 1,7 mg/dl para 2,2 mg/dl.

Obviamente isso depende do tipo de fibra que está sendo consumido. Assim como no caso do efeito emagrecedor, não é toda fibra que ajuda a ter os níveis de colesterol LDL mais baixos (242526).

Ainda não se sabe se essas alterações nos níveis de colesterol apresentadas a partir do consumo de fibras solúveis se perpetuam. Isso quer dizer que os estudos ainda não foram conclusivos sobre a potencialidade desses efeitos a longo prazo. Mas isso não deixa de ser um fator interessante e estimulante para que você consuma mais fibras (27).

O efeito da fibra na constipação

Quando consumidas constantemente, elas ajudam a reduzir a constipação, no caso daqueles que sofrem com esse problema.

O seu consumo é excelente nesse sentido justamente porque ela absorve água. Isso faz com que o volume das fezes aumente. E esse aumento causa maior movimentação no intestino e facilita sua liberação.

A maioria dos profissionais de saúde indica o consumo de fibras justamente com esse fim. Isso leva todo mundo a crer que quem come fibras não fica mais constipado. No entanto, pesquisas feitas nessa direção ainda são controversas (28 , 29).

Alguns estudos mostram que as fibras facilitam nossa vida, quando sofremos para eliminar as fezes. Porém outras apontam que um consumo reduzido desse grupo alimentar é o que ajuda no combate à constipação.

Análises feitas em 63 pessoas que sofriam com constipação crônica levaram os pesquisadores a crer que uma dieta livre do consumo de fibras melhorou o funcionamento do intestino dessas pessoas (30).

De acordo com estudos, a fibra solúvel é que ajuda na constipação. Já a fibra insolúvel não colaboraria nesse sentido, apesar de ter outras vantagens.

Enfim, a dica é consumir fibras para a constipação caso elas te ajudem de fato. Então não se sinta obrigado a comê-las só porque o senso comum diz que elas vão ajudar a resolver a constipação (31).

A fibra protege do câncer de cólon e de reto?

Um mito que persiste há anos é de que o consumo de fibras evita o câncer de cólon ou de reto (32).

Estudos mostraram que, de fato, um consumo maior de fibras está associado a diminuição desse câncer. Mas outras pesquisas não indicaram nenhuma ligação entre uma coisa e outra (33).

A fibra é superestimada, mas tem grandes benefícios

Não dá para negar que a fibra oferece muitos benefícios à saúde. E não é por acaso que tantos especialistas indicam seu consumo.

Os alimentos que contém muitas fibras normalmente são mais saudáveis. Isso acontece porque eles são naturais ou integrais, sendo menos processados.

A quantidade de fibras recomendada, como já apontamos anteriormente, vai até 38 g, no caso dos homens adultos. Não existem evidências que um consumo inferior de fibras vá fazer mal. Porém também é fácil consumi-las em demasia, uma vez que estão nas frutas, vegetais, legumes e outros.

Não dá para negar que esse grupo alimentar é superestimado. Mas isso se deve a um fato que não pode ser negado: as fibras fazem bem e colaboram para o bom funcionamento do organismo, melhorando a saúde e a qualidade de vida. Elas não são milagrosas, mas seu consumo segue valendo a pena.

119 Comentários

  • Maria Lúcia agosto 1, 2018

    Adoro os textos do site! Parabéns!

  • Simone Moreira agosto 14, 2018

    Importante,muitas coisas eu não sabia

  • ANTONIO J SOARES agosto 14, 2018

    Muito elucidativo.

  • Carlos paiva agosto 19, 2018

    Gostei muito. Carlos Paiva.

  • Magda agosto 21, 2018

    Gostei das informações e sei que são ótimas para uma excelente saúde!!!

  • Dorinha agosto 21, 2018

    Uma ótima informação pra quem quer viver saudável!

  • Eliete Avanci agosto 22, 2018

    Adorei, muito esclarecedor, Obg.Doutor Raphael

  • Raimundo agosto 22, 2018

    Esclarecedor.

  • Rosemary agosto 22, 2018

    Eu amei o texto???

  • Alline agosto 22, 2018

    Muito bem elaborado. Poderia citar no texto as melhores fibras a serem consumidos no período de emagrecimento. Muito obrigada.

  • Renilde agosto 22, 2018

    Esclarecedor.

  • paula agosto 22, 2018

    sinceramente nao li o texto até ao fim. estou fazendo o regime da banana e realmente estou mais magra umas gramas

  • Márcia agosto 22, 2018

    Estou gostando muito das informações, e creio que vai ser maravilhoso prá minha saúde vou tentar mudar de abito quero envelhecer com bastante saúde! Obrigado

  • Soraia agosto 22, 2018

    Ótimo

  • Lucinete agosto 22, 2018

    E de muita.importancia.tomarmos.conhecimento.para que viemos ter uma alimentaçao. adequada.

  • Maria Eunice Tavares de Sousa agosto 22, 2018

    Amei as informações

  • Ana agosto 22, 2018

    Informacao educacional muito bem explicada.

  • Maria Eunice Tavares de Sousa agosto 22, 2018

    Boas informações

  • Ana agosto 22, 2018

    Muito importante e muito bem explicada. E experiencia propria 100% de conviccao. Educacional.

  • Lilian agosto 22, 2018

    Legal só podia colocar o nome das fibras

  • Lúcia Leopoldina agosto 22, 2018

    Excelente, porém acrescentaria quais são as fibras solúveis e quais são as insolúveis. No caso de intestinos que não digerem a fibra, essas pessoas deveriam comer quais alimentos para não ficarem desnutridos .

  • Iara agosto 22, 2018

    Muito bom!! Ótimas informações!! ???

  • Josemelia agosto 23, 2018

    Bom saber dos benefícios das fibras para que serve .

  • vanuze santos agosto 23, 2018

    Muito bom.
    Onde posso usar essas frbras e como cosumi-las diaramente.?

  • lutecia agosto 23, 2018

    amei o texto ,tudo que eu pdecisava ler, obrigada.

  • Liandelva agosto 23, 2018

    Muito bom estarei aderindo as fibras na minha alimentação saudável

  • Regina agosto 24, 2018

    excelente amei!!!!

  • Jorge Martins agosto 24, 2018

    Muito bom e bem esclarecedor.??

  • susilane Reis de Freitas agosto 25, 2018

    Aprendi muito!

  • Rosane Mutel Crocce Lopes agosto 26, 2018

    muito bom, bem explicado com linguagem simples agradeço muito essa oportunidade

  • silvia regina das dores agosto 27, 2018

    Otimo !! Esclareceu muitas duvidas e mitos em relacao ao consumo de fibras !!

  • Mabel agosto 27, 2018

    Gostei do texto. Para completar as informações teria sido interessante dar nomes ou caracterizar as fibras, tanto as solúveis como as insolúveis.

  • Anna Maria agosto 28, 2018

    Gostaria de saber quais os alimentos que tem as melhores fibras e qual a proporção ideal de consumo Obrigada Anna Maria

  • ademir penz setembro 6, 2018

    Assuntos muito bom. Matéria esclarecedora. Ótima para quem quer tem uma saúde de prevenção. A industria da doença não gosta disso.Eles querem ver o povo doente e comprando remédios.

  • Elaine Gundim setembro 10, 2018

    muito bom

  • EMANUEL BARRETO DOS ANJOS setembro 15, 2018

    Achei-o muito bom, muito completo e de uma clareza impressionante! Meus parabéns para o redator deste precioso artigo!

  • Valquíria Anacleto setembro 17, 2018

    Já sabia que as fibras são boas, mas o texto de vcs sempre nos ensina algo importante, muito obrigada pela oportunidade de aprender coisas novas sobre alimentação saudável.

  • Beatriz Oliveira Menezes setembro 20, 2018

    Ótimo

  • Thamires Santos setembro 24, 2018

    Márcia,
    Muito Obrigada, esse é o maior objetivo do nosso trabalho.
    Estamos muito contentes em tê-la conosco.

  • Thamires Santos setembro 24, 2018

    Oi Simone, tudo bem?

    Nosso maior objetivo é trazer informação e métodos não convencionais que possam ajudar a melhor a sua qualidade de vida.

  • Thamires Santos setembro 24, 2018

    Antonio, tudo bem?

    Agradecemos todo carinho!

  • Thamires Santos setembro 24, 2018

    Carlos,

    Muito Obrigada, qualquer sugestão estamos á disposição.

  • Thamires Santos setembro 24, 2018

    Magda,

    Maravilhoso, né?

    Muito Obrigada, qualquer sugestões, dicas ou dúvidas estamos á disposição!

  • Thamires Santos setembro 24, 2018

    Dorinha,

    Com certeza e quem não quer, né?
    Muito Obrigada, qualquer sugestões, dicas ou dúvidas estamos á disposição.

  • Thamires Santos setembro 24, 2018

    Eliete,

    Adoramos receber comentários como esse também, seja muito bem vinda.

    Qualquer sugestões, dicas ou dúvidas estamos á disposição.

  • Thamires Santos setembro 24, 2018

    Raimundo,
    Muito Obrigada, qualquer sugestões, dicas ou dúvidas estamos á disposição.

  • Thamires Santos setembro 24, 2018

    Beatriz,

    Muito Obrigada!

  • Thamires Santos setembro 24, 2018

    Valquíria,

    Estamos em busca de um estilo de vida mais saudável e feliz, nós podemos e queremos ajudar o maior número de pessoas possíveis.

  • Thamires Santos setembro 24, 2018

    Emanuel,

    Agradeço todo carinho, estamos em busca de um estilo de vida mais saudável e feliz e nós podemos ajudar você.

  • Thamires Santos setembro 24, 2018

    Elaine,

    Muito Obrigada 🙂

  • Thamires Santos setembro 24, 2018

    Ademir,

    Nossa habilidade de pesquisar pelo mundo nos permite desenvolver fórmulas naturais e oferecer soluções inovadoras para todos aqueles que buscam viver melhor, com mais qualidade de vida.
    Muito Obrigada!

  • Thamires Santos setembro 24, 2018

    Mabel,

    Anotamos a sua sugestão para que possamos acrescentar nos próximos conteúdos.

  • Thamires Santos setembro 24, 2018

    Silvia,

    Muito Obrigada!

  • Thamires Santos setembro 24, 2018

    Rosane,
    Nossa habilidade de pesquisar pelo mundo nos permite desenvolver fórmulas naturais e oferecer soluções inovadoras para todos aqueles que buscam viver melhor, com mais qualidade de vida.
    Muito obrigada pelo seu retorno!

  • Thamires Santos setembro 24, 2018

    Susilane,

    Agradecido!

  • Thamires Santos setembro 24, 2018

    Jorge,

    Obrigada, espero encontrá-lo novamente por aqui!

  • Thamires Santos setembro 24, 2018

    Regina,

    Muito Obrigada.

  • Thamires Santos setembro 24, 2018

    Liandelva,

    Excelente!

  • Thamires Santos setembro 24, 2018

    Lutecia,

    Muito Obrigado!

  • Thamires Santos setembro 24, 2018

    Ana,

    Estamos em busca de um estilo de vida mais saudável e feliz, nós podemos ajudar você, então todo feedback é muito importante para que esse trabalho aconteça.
    Grato!

  • Thamires Santos setembro 24, 2018

    Maria,

    Estamos em busca de um estilo de vida mais saudável e feliz, nós podemos ajudar você, então todo feedback é muito importante para que esse trabalho aconteça.
    Grato!

  • Thamires Santos setembro 24, 2018

    Lucinete,

    Estamos em busca de um estilo de vida mais saudável e feliz, nós podemos ajudar você, então todo feedback é muito importante para que esse trabalho aconteça.
    Grato!

  • Thamires Santos setembro 24, 2018

    Soraia,

    Estamos em busca de um estilo de vida mais saudável e feliz, nós podemos ajudar você, então todo feedback é muito importante para que esse trabalho aconteça.
    Grato!

  • Thamires Santos setembro 24, 2018

    Marcia,

    Estamos em busca de um estilo de vida mais saudável e feliz, nós podemos ajudar você, então todo feedback é muito importante para que esse trabalho aconteça.
    Grato!

  • Thamires Santos setembro 24, 2018

    Renilde,

    Estamos em busca de um estilo de vida mais saudável e feliz, nós podemos ajudar você, então todo feedback é muito importante para que esse trabalho aconteça.
    Grato!

  • Thamires Santos setembro 24, 2018

    Rosemary,

    Estamos em busca de um estilo de vida mais saudável e feliz, nós podemos ajudar você, então todo feedback é muito importante para que esse trabalho aconteça.
    Grato!

  • Thamires Santos setembro 24, 2018

    Paula,

    Estamos em busca de um estilo de vida mais saudável e feliz, nós podemos ajudar você, então todo feedback é muito importante para que esse trabalho aconteça, quando tiver um tempinho leia o conteúdo completo.
    Grato pelo seu retorno!

  • Thamires Santos setembro 24, 2018

    Aline

    Estamos em busca de um estilo de vida mais saudável e feliz, nós podemos ajudar você, então todo feedback é muito importante para que esse trabalho aconteça, anotamos sua sugestão para os próximos conteúdos.
    Grato!

  • Thamires Santos setembro 24, 2018

    Muito Obrigado!

  • Thamires Santos setembro 24, 2018

    Estamos em busca de um estilo de vida mais saudável e feliz, nós podemos ajudar você!

  • Thamires Santos setembro 24, 2018

    Lilian,

    Estou anotando sua sugestão para os próximos conteúdos, muito obrigado!

  • Thamires Santos setembro 24, 2018

    Iara,

    Buscamos um estilo de vida mais saudável e feliz, nós podemos ajudar você!
    🙂

  • Thamires Santos setembro 24, 2018

    Josemelia,

    Buscamos um estilo de vida mais saudável e feliz, nós podemos ajudar você!

  • Thamires Santos setembro 24, 2018

    Lúcia,

    Agradeço seu retorno e estou anotando sua sugestão para os próximos conteúdos.

  • Ângela Gabriel freitas outubro 3, 2018

    Muito bom a informação,fico agradecida!!

  • Thamires Santos outubro 4, 2018

    Oi Ângela,

    Fico muito contente com seu retorno!

  • Sonia novembro 2, 2018

    Ótimo adoro estas dicas e faça tudo para coloca-las em prática

  • Manuel novembro 2, 2018

    Excelente

  • jose novembro 15, 2018

    Muito bom, TB tenho convicção no consumo de fibras. Parabéns pela matéria.

  • Uma maravilha esclarecedor novembro 17, 2018

    Perfeito

  • Marize belfort novembro 23, 2018

    Excelente

  • Rosenilda Cerqueira Barbosa dezembro 14, 2018

    Muito bom bastante informativo …. Parabéns

  • Ana dezembro 19, 2018

    Excelente

  • Vera Luza Uchôa Lins dezembro 21, 2018

    Muito bom!
    Uma excelente orientaçâo pra uma boa saúde.

  • Vera Luza Ichôa Lins janeiro 6, 2019

    Excelente!

  • Vera Luza Ichôa Lins janeiro 6, 2019

    Muito objetivo. Isto viabiliza a compreenção.

  • José rubens janeiro 18, 2019

    Muito boa a matéria, com importantes informações

  • marcos luiz campos de abreu janeiro 30, 2019

    muito bom !

  • Hercília da Gloria Xavier Barcellos janeiro 31, 2019

    Muito bom
    Queria saber quais sao as fibra solúvel e a insolúvel

  • Fátima fevereiro 9, 2019

    Achei ótimo e percebi que estou agindo corretamente, pois, consumo diariamente legumes, verduras e muitas frutas. Agora procuro um pouco mais tbm as frutas vermelhas.

  • Noí Melo de Carvalho fevereiro 15, 2019

    Gostei.Acho interessante comentários sobre saúde.

  • Sandramaria março 22, 2019

    Excelente

  • Joao abril 19, 2019

    Excelente Ótimo doutornaturi!!

  • Joao abril 19, 2019

    Vocês poderiam montar um kit com varios tipos de comprimidos , seria mais uma opção p/ o cliente.

  • Cristiano abril 19, 2019

    Muito bom,,

  • Vilma maio 1, 2019

    Maravilhoso ! De excelência qualidade.

  • Roberval Alcantara junho 13, 2019

    Sempre eu gosto de ler sobre os benefícios das fibras, falar sobre alimentação é muito válido. Gostei, muito bom esses comentários

  • Bernadete junho 27, 2019

    Depois que mamãe passou a consumir uma colher de Aveia diariamente em sua vitamina matinal acabou a constipação. Bernadete Costa

  • Bernadete julho 21, 2019

    Como disse o pai da medicina!” Que o teu remédio seja o teu alimento,e o teu alimento seja o teu remédio.

  • Margarete novembro 10, 2019

    Gostaria de saber mais sobre alimentos não irritantes do intestino .

  • vilson dezembro 28, 2019

    gostei

  • Cely macedo janeiro 24, 2020

    É muito bom.
    Essas dicas.
    Temos que colocar em prática.

  • Gildete fevereiro 7, 2020

    Eu tinha muita constipação, hoje não tenho mais, isso aconteceu depois que eu passei a consumir mais fibras, ótimo alimento

  • Creuza pereira de sales abril 3, 2020

    Boa Noite Recebi hoje A tive Anti_Ox. Só que em meu ponto de vista deveria vir as indicações na caixa

  • Vânia junho 5, 2020

    Boa noite, eu fiz a compra dia 27/05/2020 e paguei no mesmo dia boleto, e ainda não recebi! 2 dias úteis já se passaram mais de uma semana,
    Vânia

  • Ides agosto 23, 2020

    Olá bom dia! Comprei o Anti activ Ox. dia 28/07/2020. ja estou tomando, me sinto bem, obrigado..estou muito felíz….

  • joão Alves setembro 5, 2020

    Dr. Nature, faça seu video menor, ninguem assiste, va logo aos finalmente, me desculpe, qual o alimento que nos dá energia? E-mail: [email protected], escreva-me.

  • joão Alves setembro 5, 2020

    Creuza, que medicamento vc comprou? [email protected]

  • Aldenor José Mendes setembro 8, 2020

    Gostaria de saber se vocês indicam algum produto pra reduzir açúcar no sangue

  • Gilvan Ferreira da Silva setembro 15, 2020

    muito importante essas dicas, eu não tinha conhecimento desses alimentos saudáveis, vou passar a apreciar mais .

  • Gilvan Ferreira da Silva setembro 15, 2020

    Gostaria também de ver um apropriado para coluna.

  • Miraci outubro 4, 2020

    Eu achei muito interessante essas dicacs

  • Maria josi outubro 4, 2020

    Achei interessante esse medicamento enti envelhecimento

  • Ângela Cristina de moraes Ferreira novembro 24, 2020

    Sim

  • Ângela Cristina de moraes Ferreira novembro 24, 2020

    Amei todas as informações!
    Gosto de ler tudo sobre alimentação saudável!

  • ANTONIO GODOY MARUCA fevereiro 28, 2021

    Muito bom

  • Maria Lúcia Indatilo Cioffi março 29, 2021

    Adorei à explicação, temos só que aplica-lá no nosso dia a dia !!!

  • Rosa Cristino maio 6, 2021

    Quero muito o colagem. Alguns tempo eu queria comprar mais não tinha dinheiro certo. Agora quero comprar. Espero que não seja muito carro ok

  • MARNE SEARA BORGES junho 6, 2021

    PARABENS À EQUIPE DA DOUTOR NATURE pela divulgação dessa matéria. Sou usuário desses alimentos, na sua forma natural, tenho 87 anos, com um aparelho digestivo em alta performance, sem nenhum problema digestivo há mais de 40 anos. Recomendo compartilharem essa importante matéria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *