Quanta Gordura Você Deve Comer Por Dia?


Muitas pessoas não sabem, mas a gordura é essencial para uma dieta equilibrada e saudável. Porém, não estamos falando daquela encontrada em fast foods e alimentos processados. Aqui falamos da “gordura saudável”. Por isso, saber a quantidade de gorduras que  você deve comer por dia é importante para manter a qualidade de vida.

As principais dietas recomendadas por especialistas acabam sofrendo modificações no cardápio ao longo do tempo. Inclusive o teor de gordura dessas dietas está em constante mudança. Por isso, os adeptos ficam sem um padrão de quantidades que podem consumir e acabam ficando confusos.

Conhecer os diferentes tipos de gorduras e entender como eles influenciam o organismo são formas de saber a quantidade certa que deve ser consumida pelo seu organismo. Assim, será possível aplicar fatores científicos em casos específicos e adequar o cardápio para obter mais saúde.

Afinal, quanta gordura você deve comer por dia?

A gordura compõe a tríade dos macro nutrientes junto aos carboidratos e às proteínas. Os três são extremamente importantes para o organismo.  A gordura chega ao organismo como um triglicerídeo, que é composto por três tipos de ácidos gordurosos conectados a um glicerol. Além disso, hidrogênios e carbonos estão presentes nessas cadeias.

O tamanho das cadeias dos ácidos graxos está diretamente à quantidade de carbono nelas presente. Saiba mais sobre seus benefícios e funções:

  • Ácidos graxos de cadeia curta: menos de 6 carbonos;
  • Ácidos graxos de cadeia média: 6-12 carbonos;
  • Ácidos gordos de cadeia longa: 13-21 carbonos;
  • Ácidos graxos de cadeia muito longa: 22 ou mais carbonos.

Os ácidos graxos de cadeia longa compõem grande parte da gordura ingerida na alimentação. Ao atingir o cólon, as bactérias presentes no intestino formam ácidos graxos de cadeia curta pela fermentação. Alimentos como o leite também possuem esses ácidos de cadeia curta.

Os tipos de gordura de cadeia longa e extralonga, com o tempo, entram na corrente sanguínea. Posteriormente são enviados às células do corpo. Já os ácidos graxos de cadeia média ou curta são encaminhados diretamente ao fígado para funcionarem como promotores de energia.

Consumir gordura traz benefícios

O consumo de gorduras é benéfico para o organismo. E isso porque elas atuam como um “combustível”, além de auxiliarem na regulagem dos hormônios corporais. Diferentemente das proteínas e carboidratos, que oferecem 4 cal/g, as gorduras oferecem 9 cal/g.

As gorduras também são capazes de atuar sobre os genes que comandam o metabolismo e o crescimento corporal, sendo importantes também para a reprodução e para a contagem de esteroides (12).

Além disso, até mesmo o humor pode ser alterado através de ingestão de gorduras. E isso porque elas desempenham um importante papel para as funções cerebrais. Elas também facilitam a absorção de vitaminas importantes para o organismo, como as vitaminas K, A, E e D (34).

Por fim, o isolamento e regulagem térmica dos órgãos internos ficam por conta das funcionalidades da gordura, comprovando o motivo de sua ingestão ser importante.

Alimentos ricos em gordura saudável

Existem diversos alimentos que fornecem gordura saudável para o corpo. A grande maioria dos alimentos contém diferentes tipos de gorduras em sua composição, mas alguns específicos são capazes de fornecer exatamente a que você precisa:

Gordura monoinsaturada

nozesEssa tipo de gordura está presente na maioria dos alimentos – tanto vegetais quanto animais – mas opções como carne, azeite, abacate,azeitonas, amendoim, macadâmia, avelãs e nozes são especialmente ricos nela, além de conterem boas doses de ômega-6.

Gordura poli-insaturada

Também chamadas de ômega-6 ou ômega-3, a primeira opção também pode ser encontrada em diversos alimentos. Já a segunda opção não aparece de forma tão variada, estando mais presente no salmão, na chia, nozes, sardinha e linhaça.

Gordura saturada

Está presente de forma saudável em alimentos como cordeiro, óleo de coco, cheddar, azeite de dendê, leite integral e em alguns iogurtes.

Por fim, não é possível definir de forma exata quanta gordura você deve comer por dia. No entanto, é possível saber de que forma esse importante macro nutriente afeta a saúde do corpo, sendo importante incluí-lo na alimentação.