Mito ou Verdade: lavar os cabelos todos os dias provoca queda de cabelo?


As pessoas que sofrem com a queda dos cabelos são bombardeadas todos os dias com os mais diversos tipos de informação sobre o que pode agravar ou não o problema.

Por isso, é fundamental ter em mente que nem tudo que se lê na internet é verdade absoluta e um filtro se faz necessário.

Uma das maiores dúvidas de quem está passando pelo problema de queda capilar é saber se lavar os cabelos todos os dias provoca a condição.

Hoje vamos explicar de uma vez por todas se essa informação é verdadeira ou não. Continue a ler.

2 Presentes + Acesso VIP GRÁTIS!

Cadastre-se e recebe agora 2 Books com 20 Receitas Caseiras SUPERSUCOS + 14 Práticos Chás TERAPÊUTICOS + Acesso VIP Premium.

envelope
envelope

O que acontece ao lavar os cabelos todos os dias?

Quando uma condição, como é o caso da queda capilar, atinge boa parte da população, é natural que informações desencontradas circulem por aí. Após o surgimento da internet isso se tornou ainda mais comum.

Porém, podemos afirmar com 100% de certeza que a informação que lavar os cabelos todos os dias provoca a queda dos cabelos é MITO.

Várias coisas acontecem ao lavar os cabelos todos os dias, mas a piora da queda não é uma delas. Veja:

  • Os fios de cabelo caem normalmente todos os dias – calcula-se que caiam de 100 a 120 fios de cabelo por dia. A lavagem diária dos cabelos contribui para que esses fios que já caíram, mas por algum motivo continuaram presos nos outros fios, se soltem e caiam. Por isso a impressão que se está perdendo cabelos ao lavar. Na verdade, estes fios já estavam soltos.
  • Lavar os cabelos diariamente, dependendo do tipo do cabelo (normal, oleoso ou seco) pode ressecar os fios, mas nunca provocar a queda. O ressecamento excessivo poderá tornar os fios mais quebradiços, entretanto.
  • A lavagem diária dos cabelos, principalmente para as pessoas que praticam esportes ou tem o cabelo muito oleoso, remove o excesso de oleosidade e o suor do couro cabeludo, deixando os cabelos mais oxigenados, o que contribui para que os fios fiquem mais saudáveis, e não o contrário.
  • Ainda relacionado ao item anterior, uma boa lavagem diária com xampu adequado ajuda a remover escamas, cascas e diminui a ação de fungos e bactérias, o que, mais uma vez, contribui para a saúde dos cabelos, não para a queda.
  • O excesso de oleosidade não permite o crescimento saudável dos fios e estimula a queda. Além disso, pode causar caspa e o surgimento de cascas no couro cabeludo. Sendo assim, lavar os cabelos todos os dias age como forma preventiva da queda capilar.

A queda dos cabelos nada tem a ver com a lavagem diária

Como podemos concluir, em alguns casos, lavar os cabelos todos os dias é uma questão de higiene e saúde do couro cabeludo e dos fios e nada tem a ver com a queda dos cabelos.

Ao vivenciar a queda capilar, é preciso desmistificar as informações que são passadas para frente sem conhecimento e aval médico.

Ter acesso às informações corretas já é o primeiro passo para o sucesso do tratamento antiqueda.

Veja também: Você sabe como surgiu o nosso encantamento com cabelos bonitos? Veja essa curiosa história dos estilos de cabelos!Perigo: Entenda os efeitos da finasterida no sistema nervoso central

  • >