Polêmica: Teste de DNA Revela que frango do Subway contém apenas 50% de Frango!


Recente estudo publicado pela rede canadense CBC Marketplace, que analisou diversos sanduíches de frango em redes de fast-food, mostrou que o frango utilizado pelo Subway possui apenas 50% de DNA de frango, o restante é feito de carne de soja.

Os testes foram realizados no laboratório de DNA Forense da Universidade de Trant no Canadá, e foram analisadas também amostras de outras redes como McDonalds, Wendy’s, A&W, Tim Hortons e Subway, em seis tipos de sanduíches diferentes, incluindo wraps.

De acordo com os especialistas, um frango inalterado, ou seja, sem condimentos ou molhos, como o utilizado no estudo, deve conter 100% de DNA animal.

Já as amostras que foram coletadas não chegariam a 100%, visto que contem temperos e o processamento da carne faz diminuir esse percentual.

Porém, os outros sanduíches analisados tiveram resultados bem superiores que as do SUBWAY, veja o ranking completo:

Sanduíche de Frango x Percentual de DNA de FRANGO

  • A&W – 89,4%
  • McDonald’s 84,9%
  • Wendy’s 88,5%
  • Wrap do Tim Hortons 86,5%

Como os resultados do sanduíche de frango do Subway foram muito baixo, os especialistas fizeram um segundo teste, com outras 5 amostras. 

Nesse segundo teste, os resultados foram ainda piores, com apenas 42,8% de DNA de frango.

O restante era carne de soja segundo apontou o estudo.

Resposta do Subway

Em resposta a CBC, a Subway afirmou que não concorda com os testes: 

“A nossa receita pede 1% ou menos de proteína de soja em nossos produtos de frango”

E completou: 

“Vamos confirmar as informações com o nosso fornecedor para garantir que o frango esteja de acordo com os nossos altos requisitos que adotamos em todos os nossos itens do menu e ingredientes.”

No Brasil, segundo informação do site Infomoney: o Subway disse que dois laboratórios independentes testaram o frango da empresa e apontaram que os resultados dos testes transmitidos pela CBC eram falsos e enganosos. 

“Os resultados dos laboratórios no canadá e nos EUA mostram claramente que o frango canadense testado tinha apenas vestígios de soja, contrariando as acusações feitas durante a transmissão do CBC Marketplace.”

afirmou em nota a empresa Subway.

Segundo a empresa, os resultados de ambos os laboratórios encontraram proteína de soja abaixo de 10 ppm, ou seja, menos de 1%, em todas as amostras testadas, o que significa que o produto estaria dentro dos padrões da empresa.

A presidente do Subway Suzanne Greco, veio a público dizer que:

“O teste incrivelmente falho feito pela Marketplace é um tremendo desserviço aos nossos clientes. A segurança, qualidade e integridade dos nossos alimentos é a base do nosso negócio. É por isso que tomamos cuidado extra para testar mais de uma vez o frango.”

Esse estudo revelou ainda outras preocupações…

Os testes do Marketplace revelaram ainda, que os frangos testados apresentaram cerca de 1/4 menos proteína do que você obteria num frango caseiro.

E, em geral, os níveis de sódio estavam entre sete e 10 vezes o que seria encontrado em um pedaço de frango puro.

Segundo Dr. Rafael Freitas (médico do Doutor Nature)


“Produtos de frango grelhado são muitas vezes comercializados como uma alternativa saudável, mas existem diversos pontos que podem tornar esse tipo de alimento nada saudável. Muitas vezes essas carnes são processados e misturadas com gorduras perdendo o valor nutricional e ganhando calorias, além disso, estes sanduíches apresentam em grande parte das vezes elevado níveis de sódio o que pode provocar complicações no coração e elevando os níveis de colesterol.”

Ben Bohrer, cientista de alimentos da Universidade de Guelph, não sabe exatamente como foi realizado esse teste, mas ele está muito familiarizado com o que a indústria de fast food chama de “produtos reestruturados”.

Os produtos reestruturados são essencialmente pedaços menores de carne ou carne moída, ligados com outros ingredientes para fazê-los durar mais tempo, melhorar o sabor e, como Bohrer diz, “ficar mais barato”.

Certamente falaremos mais sobre esse assunto nos próximos artigos.

Mas essa matéria já está dando o que falar no facebook, o Subway se pronunciou falando: 

“Dizer que nosso Frango é apenas 50% frango é 100% errado”

E você o que pensa sobre isso? 

Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos!