O Que É Proteína do Caldo de Osso?


A proteína do caldo de osso é um suplemento alimentar que está sendo cada vez mais usado. Isso porque, ele oferece uma série de benefícios para a saúde, além de conter nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo (1). Por ser em pó, pode ser consumido de diferentes formas.

Basicamente, ele é feito por meio do cozimento, em alta pressão com água em uma temperatura elevada. Pode ser feito com diversos ossos de um frango, incluindo, tendões e ligamentos. Dessa maneira, é possível obter uma série de nutrientes. Entre eles estão:

  • magnésio;
  • condroitina;
  • cálcio;
  • glucosamina;
  • potássio;
  • ácido hialurônico.

Ele é considerado um suplemento essencial para a cartilagem do nosso corpo.

Além disso, estudos apontam que ele ajuda a reduzir as dores nas articulações, bem como as inflamações musculares. Por conta disso, ele tem se popularizado cada vez mais entre as pessoas.

A proteína do caldo de osso vem sendo amplamente difundida entre as pessoas que estão buscando uma vida mais fitness. Isso porque, ele possui uma série de nutrientes essenciais para o corpo humano. Outra vantagem é que ele é feito de forma natural, o que não gera efeitos colaterais no organismo.

Quais são os benefícios da proteína do caldo de osso?

Consumir a proteína do caldo de osso pode trazer diferentes benefícios. O suplemento natural é rico em componentes saudáveis, que podem auxiliar as pessoas a terem vidas mais saudáveis. Por conta disso, ele tem sido cada vez usado (2).

O suplemento pode ser encontrado em casas de produtos naturais em forma de pó. Isso facilita a sua utilização em sucos e sopas. Confira alguns dos benefícios dele:

Perda de peso

dieta paleoEsse produto auxilia no processo de perda de peso de pessoas que estão realizando dieta. Ele tem pouquíssimas calorias e é rico em proteínas. Isso faz com que o metabolismo do indivíduo trabalhe de maneira melhor (3).

Melhora o sistema digestivo

Vários estudos mostram que ingerir a proteína do caldo de osso auxilia na digestão de alimentos. Além de proteger a mucosa do estômago, ela melhora o desempenho do trato intestinal (2).

Combate à inflamação

Por ser rico em aminoácidos, o suplemento natural possui fortes efeitos anti-inflamatórios. Além disso, ele possui arginina, que ajuda no combate a obesidade -principalmente entre as mulheres (3).

Melhora o sono

A proteína do caldo de osso possui o aminoácido glicina, que ajuda a melhorar o sono. Ele estimula períodos de sono mais profundos, e ainda melhora funções mentais e de memória.

Evita o envelhecimento da pele

Por conter prolina e ácido hialurônico esse suplemento natural ajuda a reduzir o envelhecimento da pele. Esse envelhecimento geralmente é causado não só pelo decorrer dos anos, mas também por uma má alimentação (4).

Reduz a dor nas articulações

A proteína do caldo de osso possui um alto índice de colágeno, que é essencial para manter os tendões, ossos e articulações saudáveis. Ela atua como um amortecedor de impacto dentro do nosso corpo (5).

Supressão do apetite

Por possui um alto teor proteico, o suplemento natural ajuda na supressão do apetite, pois dá ao indivíduo a sensação de saciedade. Por conta disso, é muito utilizada em dietas de emagrecimento (6).

Esses são apenas alguns dos benefícios que o consumo da proteína do caldo de osso pode causar. Por ser um suplemento natural, ele é totalmente seguro. E mais: pode ser consumido por qualquer pessoa, independentemente do gênero ou da faixa etária.

O suplemento possui nutrientes que são essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Contudo, é muito importante que você, antes de começar a consumir qualquer tipo de substância, natural ou não, consulte um nutricionista para receber orientações sobre o produto.

Como utilizar a proteína do caldo de osso?

A proteína do caldo de osso pode ser utilizada de diversas maneiras. No entanto, ela é mais utilizada em sucos. Isso porque, costuma ser absorvida mais facilmente quando ingerida com em formato líquido. Logo, o mais indicado é ingeri-la dessa forma.

É possível, também, consumir o suplemento como sopa ou caldo. Inclusive, dessa maneira, você pode obtê-lo em casa, sem precisar se deslocar até uma loja de produtos naturais para adquiri-lo.

O modo de preparo é fácil e é uma excelente maneira de reaproveitar alimentos que seriam jogados fora.

Como preparar?

Para preparar o caldo de osso, você deve colocar, em uma panela de pressão, cerca de 500 g a um kg de ossos, de preferência de frango. Além disso, adicione legumes e verduras que achar necessário. O ideal é que você utilize talos que sobraram e foram armazenados no freezer.

Você deve, primeiramente, dourar os alimentos na panela para em seguida colocar água nela e fechar. Eles devem ser fervidos em alta temperatura (cerca de 200ºC) para que qualquer bactéria ou microrganismo seja eliminado. O ideal é que o tempo na panela de pressão seja em torno de 60 minutos.

Em seguida, você deve esperar a pressão da panela sair para só então abri-la. O próximo passo é coar o caldo deixando de lado os restos de legumes e ossos. Esse passo é muito importante para que você não acabe se engasgando com restos de alimentos na hora de tomar o caldo (7).

Após coado, ele está pronto para ser consumido ou armazenado.

Como armazenar?

Para guardar o caldo de osso, você deve utilizar potes de vidros esterilizados, com um ótimo sistema de vedação. O tempo de armazenamento vai depender do local onde você vai armazená-lo.

No caso da geladeira, ele pode ser conservado durante uma semana. Já no freezer, de forma congelada, é possível guarda-lo por até seis meses. O ideal é que você faça porções individuais para serem consumidas separadamente. Isso porque, ficar retirando o líquido de colher em colher pode gerar bactérias.

Além disso, é muito importante que você evite ficar congelando e descongelando o produto. Isso também pode auxiliar no desenvolvimento de microrganismo que irão contaminar o líquido, fazendo com que ele possa ser prejudicial para a sua saúde.

Quais cuidados ter ao preparar?

proteina de caldo de ossoTenha em mente que se você for fazer o caldo de osso em casa, é muito importante que você fique atento a todos os cuidados citados. Isso porque, você estará lidando com um alimento que deverá ser benéfico para a sua saúde, desde que seja preparado de maneira correta.

Se você não possui muita experiência nesse tipo de tarefa, o ideal é comprar a proteína do caldo de osso diretamente em casas de produtos naturais. Dessa forma, você terá a certeza que ela foi preparada de maneira correta, e não correrá riscos.

No caso do produto em pó, você deve conservá-lo, também, em um recipiente vedado, de preferências de vidro.

Além disso, toda vez que você for pegar porções do suplemento, o ideal é utilizar um medidor específico para isso. Evite usar colheres utilizadas para outras tarefas do dia a dia.

Contraindicações da proteína do caldo de osso

Por ser um suplemento natural, a proteína do caldo de osso não possui contraindicações podendo ser tomada por qualquer pessoa. Contudo, é essencial que você fale com uma nutricionista antes de começar a tomar qualquer tipo de suplementação.

Isso porque, a especialista realizará exames para avaliar qual a quantidade necessária do produto que você precisa ingerir, bem como qual a melhor maneira de consumi-lo. Tenha em mente que cada organismo funciona de uma maneira, logo é preciso falar com um profissional.

Além disso, se você deseja fazer o caldo de osso em casa, é muito importante observar os cuidados citados anteriormente. Lembre-se que você estará preparando um suplemento à base de reaproveitamento de alimentos, logo, é preciso muita atenção para que tudo seja preparado de maneira correta.

Existe uma série de microrganismos em vegetais e ossos de animais que podem causar infecções e doenças por meio da transmissão de parasitas. Algumas delas possuem sintomas quase imperceptíveis, e se não forem tratadas, podem gerar consequências graves, incluindo o óbito.

Por conta disso, tome muito cuidado ao preparar o líquido. Certifique-se que todos os ingredientes foram bem lavados antes de colocá-los na panela. Além disso, cozinhe-os em alta pressão com água fervente. Dessa maneira, você conseguirá eliminar essas bactérias prejudiciais para a saúde.

A proteína do caldo de osso é um excelente suplemento natural, principalmente porque não possui riscos ou efeitos colaterais. Por conta disso, consumir esse produto pode trazer muitos benefícios para a sua saúde.