Salada Tailandesa de Pepino


Pepinos são alimentos excelentes para a saúde dos cabelos, da pele e do corpo, além de serem refrescantes e deliciosos. Com a receita de salada tailandesa de pepino, você não só aprenderá a fugir do óbvio com esse ingrediente tão especial como se deleitará e experimentará sabores novos e práticos de fazer.

O pepino está sempre em alta e pode até mesmo ser plantado no seu próprio jardim, caso você tenha um. Assim, ele se torna ainda mais orgânico e saudável, livre de qualquer agrotóxico ou conservante.

As receitas com pepino são geralmente simples, sendo que ele é uma opção excelente, pouco calórica e gordurosa para estar sempre no cardápio.

Conheça essa opção de salada tailandesa de pepino e inclua-a em suas grandes refeições como acompanhamento ou até mesmo prato principal, usando a criatividade e o gosto para complementá-la com os ingredientes necessários para refeições equilibradas e benéficas à saúde.

Receita de salada tailandesa de pepino

Um ingrediente inicialmente perfeito para combinar com essa receita é o vinagre de arroz. Ele está disponível geralmente na sessão asiática de supermercados e não é tão difícil de ser encontrado. Mas, caso não o encontre, pode substitui-lo por outras versões. Talvez haja uma leve perda de sabor, mas o valor nutricional será o mesmo.

Essa receita de salada tailandesa de pepino é leve, refrescante e vibrante em sabor. Este prato super rápido faz uma excelente combinação com qualquer refeição inspirada na Ásia.

Seu custo é muito baixo, a preparação dura cerca de 15 minutos e os ingredientes são simples de encontrar. Confira:

Ingredientes

  • 1/3 xícara de vinagre preferencialmente de arroz;
  • 2 colheres de sopa de açúcar granulado;
  • 1/2 colher de chá de óleo de gergelim torrado;
  • 1/4 a 1/2 colher de chá de flocos de pimenta vermelha, a depender do gosto pessoal;
  • 1/2 colher de chá de sal;
  • 2 pepinos grandes;
  • 3 cebolas;
  • 1/4 xícara de amendoim picado.

Modo de preparo

Você pode usar a tigela que preferir para colocar seus ingredientes. Nela, misture o vinagre de arroz, o açúcar, o óleo de gergelim, a pimenta vermelha e o sal.

Reserve a tigela para dar tempo dos ingredientes se misturarem e absorverem.

Descasque e corte o pepino usando seu método favorito.

Corte os amendoins em pedaços menores, se desejar e corte também as cebolas.

Adicione os ao molho e mexa para que o molho se misture aos pepinos.

Refrigere, se desejar, ou sirva assim mesmo.

Vez ou outra, antes de servir, mexa novamente os ingredientes.

Mais dicas nos modos de preparo

Existem formas alternativas de preparar essa receita. Por exemplo, você pode adicionar pimentões e a famosa pimenta em “excesso”, presente nos pratos tailandeses a até mesmo nozes. Isso dependerá do seu gosto e de sua criatividade.

Uma forma divertida de cortar os pepinos é de modo comprido, ou longitudinalmente, uma vez que é possível remover as sementes mais facilmente e a beleza do prato se torna maior e mais característica da Tailândia. Você pode raspar as sementes com uma colher.

É preferível, para a salada tailandesa de pepino, apostar em fatias mais finas de pepino, para que absorvam mais facilmente o molho e se tornem mais saborosas. Fatias grossas podem não absorvê-lo satisfatoriamente.

Os sabores ficam realmente bons com o tempo, pois a mistura fica na geladeira e, embora os pepinos se tornem mais macios, os realces dos ingredientes se tornam mais evidentes a cada dia. A salada tailandesa de pepino é refrescante e deliciosa, sendo a opção favorita de muitas pessoas que experimentam!