Se Pesar Todos Os Dias Ajuda A Emagrecer?


A perda de peso é um desejo comum de diferentes pessoas em todo o mundo. Em países com uma taxa de obesidade alta, como os Estados Unidos, o sobrepeso atinge 24% dos homens e 34% das mulheres. Pensando nisso, será que é uma boa ideia se pesar todos os dias?

As taxas de obesidade só fazem crescer, sendo que o ritmo acelerado de trabalho e a rotina são alguns dos reponsáveis por fazer o peso de trabalhadores aumentar 1 kg a cada ano, segundo pesquisas (23). Ainda que seja difícil, especialistas acreditam que se pesar diariamente pode diminuir essas taxas.

As opiniões se dividem nesse quesito. Isso porque alguns especialistas acreditam que tal atitude pode estimular problemas alimentares e impulsionar expectativas irreais em relação ao peso corporal. Já outros apontam que essa é única forma de conscientizar a população atual sobre os riscos da obesidade.

Baseado em pesquisas reais e na ciência, esse artigo fará uma análise sobre os prós e contras de se pesar todos os dias. Assim,  você poderá decidir por si mesmo qual é a melhor maneira de lidar com o excesso de peso, se este for o seu caso.

2 Presentes + Acesso VIP GRÁTIS!

Cadastre-se e recebe agora 2 Books com 20 Receitas Caseiras SUPERSUCOS + 14 Práticos Chás TERAPÊUTICOS + Acesso VIP Premium.

envelope
envelope

Por que se pesar todos os dias pode ser uma boa ideia?

Alguns pesquisadores afirmam que se pesar diariamente auxilia no controle das medidas. Consequentemente, esse hábito ajudaria na perda de peso. No entanto, há nutricionistas que recomendam jogar fora a balança. O argumento dessa parcela é que a balança  acaba desmotivando o emagrecimento (45).

Estudos recentes parecem se alinhar na opinião de que a pesagem constante é capaz de deixar o indivíduo mais atento à sua realidade. Isso faria com que ele percebesse quais hábitos podem ajudar ou atrapalhar  sua caminhada rumo ao peso ideal (6789).

Participantes de um estudo se pesaram diariamente durante seis meses. Eles apresentaram perderam 6 kg, enquanto aqueles que se pesavam com menos frequência emagreceram menos (10).

A pesquisa também concluiu que pessoas que se pesaram diariamente tiveram maior controle sobre suas escolhas alimentares. Elas também optaram por rotinas de exercícios físicos, justamente por saberem quais eram suas necessidades. As taxas de compulsão alimentar também diminuíram (1011).

Outra pesquisa analisou a grande mudança na alimentação que ocorre na passagem da adolescência para a fase adulta. Outro estudo, feito com pessoas de 18 a 25 anos, mostrou que a pesagem frequente foi o ponto chave para a grande perda de peso (1213).

E, finalmente, um novo estudo apontou a quantidade exata de calorias ingeridas a menos por quem se pesava todos os dias. A perda de peso total foi de 10 kg em seis meses após o período do estudo (14).

Como a pesagem diária atua no autocontrole

Se pesar todos os dias pode afetar o autocontrole. Isso porque, ao saber o quanto você ganha ou perde diariamente comendo determinado alimento, o equilíbrio alimentar se torna mais simples de ser compreendido.

Se você consome mais calorias do que o seu corpo é capaz de queimar, acabará ganhando peso. E esse aumento de peso  poderia ser evitando se você tivesse consciência sobre ele.

Uma pesquisa afirmou que o maior consumo de calorias relatado advinha de indivíduos que não se pesavam com frequência. Portando, eles tendiam a prestar menos atenção no que consumiam, consumindo muitos produtos altamente calóricos (15).

Se pesar todos os dias está sendo relacionado à mudanças físicas e psicológicas. E isso porque a regulação sobre aquilo que se consume pode fazer bem ao corpo em geral (14).

É importante frisar, no entanto, que o número na balança deve ser lido com cuidado. E isso porque nem sempre perder medidas significa estar saudável.

Estudos confirmam que a pesagem diária é capaz de se tornar um hábito que estimula a aceitação e a aderência de um estilo de vida que priorize a saúde e o físico ideal para evitar doenças graves (1617181920).

Outras pesquisas que  focam no longo prazo revelam que se pesar diariamente é um bom estímulo para manter  ou diminuir o peso de forma constante (15212223). Uma análise feita por dois anos com adultos comprovou essa afirmação. Ela mostrou que a pesagem constante evitou que o peso se alterasse muito ao longo do tempo (24).

Priorize a saúde

Indivíduos dentro do limiar saudável de peso costumam apresentar uma leve perda de quilos ao se pesarem diariamente. Já os que se pesam mensalmente ganham até 2 kg. No caso de pessoas com sobrepeso, o emagrecimento chega a 4,4 kg entre os que se pesam diariamente (24). Os dados foram obtidos por meio de um etsudo.

Já outra pesquisa demonstrou a perda de quase 0,5 kg a cada 11 dias em indivíduos qu se pesavam todos os dias (25).

Os estudos apontados acima afirmam que o segredo na perda de peso está pautado na pesagem diária e individual. Eles permitem que você adapte sua rotina diária para evitar ver os números da balança crescendo (15).

No entanto, se pesar diariamente pode causar efeitos negativos no humor. Este dado, obtido através de pesquisas, reforça a ideia de que o corpo não está dentro de padrões pré-estabelecidos. Assim, exagerar na perda de peso pode estimular a perda da autoestima, além de aumentar as chances de um transtorno alimentar (45).

Porém, estudos mais recentes apontam que essa afirmação é real apenas para um seleto grupo de pessoas. Pesquisadores da área reivindicam ainda mais estudos sobre o caso antes de afirmarem que a pesagem diária tem relação com o mau humor (9262781214262829).

Há quem rebata a ideia apontando que  se pesar todos os dias aumenta a satisfação corporal ao invés de diminuí-la. Apenas uma pequena quantidade de pessoas seria uma exceção a essa regra (930).

O método da pesagem diária é recomendada, portanto, apenas por indivíduos que sintam seguros em acompanhar as mudanças em seu corpo. Por isso, recomenda-se que indivíduos sensíveis busquem  outros métodos para obter resultados.

Essa Frutas Escuras Transformam Gordura em ENERGIA!


Elas aumentam o metabolismo, aceleram a queima de gordura localizada, ajudam a reduzir o peso e conquistar o corpo ideal.

E te dão ENERGIA INTENSA TODOS OS DIAS!

Obtenha resultados melhores se pesando diariamente

O momento mais recomendado para a pesagem diária é logo ao acordar, após esvaziar a bexiga e antes do café da manhã. Assim, você constroi um padrão em relação a um estômago vazio e mais leve, sem que pesos extras influenciem no seu resultado final.

Tente se pesar nu ou com roupas semelhantes todos os dias. Não se esqueça de que cada organismo é de um jeito. E, por isso,  você pode vivenciar situações que façam seu peso variar de um dia para o outro. Então, não se desespere.

Há diversos fatores que podem influenciar no seu peso final. Alguns deles são: alimentos consumidos no dia anterior, maior tendência para a retenção de água, menstruação, problemas intestinais etc. Então, tente não se importar com tanta seriedade no número mostrado pela balança.

Com o tempo, você conhecerá como funciona seu organismo. Assim, você será capaz de descobrir maneiras para avaliar seu peso sem precisar se fixar tanto no valor final da pesagem. Vá avaliando sua resposta corporal aos poucos e concluindo o que pode afetar seus resultados positiva ou negativamente.

Tecnologia e exercícios também podem ajudar

Você pode contar com a ajuda de aplicativos para monitorar o seu peso a longo prazo, anotando os valores a cada manhã e analisando suas perdas e ganhos após um determinado período de tempo.

Lembre-se que se você estiver investindo em uma musculação, se pesar todos os dias pode ser perigoso. Isso porque os músculos pesam mais do que gordura. Logo, substituir um pelo outro pode acabar fazendo parecer que você engordou, quando isso não é verdade.

Se este for o seu caso, aposte em medir suas circunferências com o auxílio de uma fita métrica ou de aparelhos específicos para essa função.

Você também pode optar por medir sua taxa de gordura corporal, afirmando ou não se seu aumento de peso está focando em músculos ou em gordura. Fotografar a si mesmo também é uma boa opção para medir os resultados.

Agora que você conhece os prós e contras de se pesar todos os dias, pode avaliar se esse é um bom método para o seu caso.

>