As Sementes De Maçã São Venenosas? 


Você sabia que as sementes de maçã são venenosas? Mas, calma! Se as maçãs são as frutas mais populares do mundo, sendo comum sua ingestão completa, como muitos indivíduos ainda estão saudáveis? Uma análise profunda sobre essa afirmação será feita nesse artigo de modo que você possa entender tudo sobre esse assunto.

As sementes da maçã são, muitas veze,s ingeridas por engano ou até mesmo de forma voluntária. Muitas pessoas não se preocupam em separá-las ao cortar ou a morder a fruta.

Porém, essas pequenas e pretas sementes são capazes de liberar cianeto quando são esmagadas ou mastigadas. Seria esse fator suficiente para comprovar que as sementes de maçã são venenosas a ponto de fazer mal a um ser humano? Confira a seguir:

Por que as sementes de maçã são venenosas?

Na composição da semente da maçã, existe uma substância chamada de amigdalina. Ela aparece em quantidades relativamente altas em diversas sementes de frutas da mesma família, como damascos, pêssegos, cerejas, maçãs e amêndoas (123).

A amigdalina atua como uma defesa química da semente, se mostrando inofensiva quanto não tocada ou estimulada. Porém, a partir de sua mastigação ou digestão, ela é degradada em cianeto de hidrogênio. Esta substância venenosa e que pode até levar à morte quando ingerida em alta dosagem (45).

Quando usado como veneno, as células do organismo são privadas de oxigênio e acabam por morrer. Isso pode levar a pessoa à óbito em poucos minutos (67).

Qual é a quantidade aceitável de cianeto no corpo?

Agora que você já sabe que as sementes de maçã são venenosas, é importante saber em qual nível seu consumo ela deixa de ser saudável.

O consumo supeior a 0,6 mg de cianeto por quilo humano pode trazer graves consequêncais. Algumas delas são: coma, paralisia, insuficiência cardíaca, envenenamento grave e até mesmo morte. Em um adulto de 80 kg, isso equivale a um valor de 41 mg de cianeto (8).

Já em baixas doses, o cianeto pode causar sintomas desagradáveis. Estes, porém, não mortais. Alguns exemplos são náuseas,  vômito, cólicas estomacais, tonturas, fraqueza, confusão mental e dores de cabeça.

A quantidade exata para que o consumo de cianeto se torne fatal depende de vários fatores. O principal deles é o peso corporal da pessoa.

Posso adoecer se consumir sementes de maçã?

A depender do tipo de maçã, a quantidade da amigdalina pode variar de 1 mg a 4 mg (910). Entretanto, o cianeto que se deriva dela aparece em uma quantidade muito menor nas sementes da maçã, indo de 0,06 mg a 0,24 mg (1112).

Somando esses valores, o total de duas xícaras recheadas de sementes de maçã podem ser fatais a quem as ingira. Essa quantidade pode ainda causar sintomas desagradáveis ao corpo.

Não é possível estabelecer uma quantidade exata, uma vez que além do peso corporal a tolerância do organismo do indivíduo pode fazer toda a diferença.

Uma pessoa de aproximadamente 80 kg precisaria de 243 a 6804 sementes para que a ingetsão fosse fatal. Sabe-se que uma maçã contém de zero a 20 sementes, sendo o seu consumo completamente seguro, ainda que não recomendado.

Por mais que se possa afirmar que as sementes de maçã são venenosas, elas costumam passar de forma intacta em níveis venenosos pelo sistema digestivo devido a sua casca protetora. Animais de estimação e crianças devem ser poupados ao máximo de sua ingestão, para evitar a manifestação dos sintomas, ainda que leves.

Portanto, não se preocupe. A maçã, além de saudável, não possui uma quantidade suficiente de sementes que possam causar envenenamentos. Mesmo sabendo que as sementes de maçã são venenosas, a quantidade geralmente consumida é segura e, além de tudo, muito saudável para o corpo. Por isso, aproveite e não esqueça de comê-las com moderação.