13 Substitutos Efetivos Para os Ovos


Os ovos são um dos alimentos mais versáteis que existem. Além disso, eles são muito saudáveis. Isso faz com que estejam na lista de produtos indispensáveis para muitas pessoas. Ainda assim, em alguns casos se faz necessário pensar em substitutos efetivos para os ovos.

Mas por que essa substituição é necessária?

Justamente porque existem muitos casos em que as pessoas não podem ou não querem usá-lo. Nessas situações, não adianta apelar para a popularidade de um produto. Nesses casos, é importante oferecer alternativas para quem as buscam.

Por isso listamos 13 substitutos efetivos para os ovos. Assim, você que não quer ou não pode consumi-los, vai poder fazer preparos interessantes e incríveis, que muitas vezes precisam desse alimento. Confira:

Por que buscar substitutos efetivos para os ovos?

Talvez você esteja buscando a razão de buscar substitutos efetivos para os ovos, que são adorados por tanta gente, facilmente encontrados e muito baratos. A verdade é que em alguns casos as substituições são imprescindíveis. É o que acontece quando alguém tem:

2 Presentes + Acesso VIP GRÁTIS!

Cadastre-se e recebe agora 2 Books com 20 Receitas Caseiras SUPERSUCOS + 14 Práticos Chás TERAPÊUTICOS + Acesso VIP Premium.

envelope
envelope

Uma alergia a ovos

Você sabia que os ovos são a fonte de alergia mais comum em lactentes e em crianças pequenas (1)? De acordo com um estudo, 50% das crianças superam essa alergia dos 3 aos 5 anos (2). Mas, segundo outras pesquisas, só depois de 16 anos ela vai embora (3).

Sendo assim, concluímos que a maioria das crianças vão se livrar dessa alergia e só ter uma intolerância. Porém, em alguns casos, ela pode durar toda a vida. E isso exige atenção às substituições.

Uma dieta vegana

Cada vez é mais comum encontrarmos pessoas que seguem uma dieta vegana. Seja por buscarem mais saúde, se preocuparem com o meio ambiente ou por valorizarem os direitos dos animais.

Essas pessoas devem deixar de consumir qualquer produto ou alimento de origem animal. Sendo assim, não podem comer carnes, lácteos e também ovos, então a substituição se faz mais uma vez necessária!

Por que os ovos são tão usados nos cozimentos?

São muitos os preparos nos quais os ovos estão presentes e isso não é por acaso. Eles oferecem mais estrutura, cor, sabor e consistência às receitas que contam com a sua participação. Listamos a seguir algumas das razões:

  • Pela ligação – os ovos ajudam a combinar os ingredientes, mantendo-os unidos e dando estrutura a comida;
  • Pela levedura – os ovos fazem com que o ar presente nos alimentos se expanda durante os aquecimentos, o que faz com que bolos, merengues e souflés aumentem de volume e sejam mais arejados;
  • Pela umidade – os ovos são absorvidos pelos demais ingredientes da receita, deixando tudo mais úmido;
  • Pelo sabor e aparência – os ovos aumentam o sabor dos outros ingredientes quando estão no calor, além de darem uma cor mais dourada aos preparos;

Os 13 substitutos efetivos para os ovos

Confira a seguir quais são os alimentos que podem perfeitamente substituir os ovos:

1. O purê de maçã

Esse purê muitas vezes é adoçado e aromatizado para consumo. Porém, se usado como um substituto dos ovos, o ideal é não adoçar.Assim, o sabor dos demais ingredientes não será alterado.

É possível usar 65 g desse preparo para substituir um ovo em várias receitas.

2. O purê de banana

Para quem quer encontrar substitutos efetivos para os ovos vale dizer que apostar no purê de banana é uma ótima opção. O único problema é que os preparos muitas vezes vão ter o gosto dessa fruta.

A mesma lógica do purê, que funciona com banana e maçã, vale para outras frutas e legumes. Alguns exemplos são o abacate e a abóbora.

No caso, a medida é a mesma que informamos anteriormente, ou seja, 65 g do preparo para cada ovo.

Esse tipo de substituição, aliás, funciona de maneira muito mais eficaz para quem quer fazer receitas doces. Como bolo, muffin ou brownie. No entanto, também pode servir no preparo de algum pão mais rápido.

3. As sementes de linhaça ou de chia

Essas sementes são muito nutritivas, justamente por serem ricas em ácidos graxos ômega 3 (4), fibras (5), antioxidantes (6) e outros compostos (7) importantes para a saúde e o bem-estar.

Você pode triturar as sementes em casa ou comprar a farinha delas pronta, nas lojas. Para substituir um ovo é preciso misturar 7 g (1 colher de sopa) de chia moída ou semente de linhaça com 45 g (3 colheres de sopa) de água, até que essa mistura engrosse.

Esses substitutos efetivos para os ovos funcionam melhor quando usados em panquecas, waffles, muffins, pães e biscoitos. Justamente porque são mais densos e acrescentam mais sabor.

4. O substituto do ovo industrializado

Sim, isso existe! Você pode encontrar no mercado uma série de substitutos efetivos para os ovos industrializados. Eles geralmente são feitos com amido de tapioca, amido de batata e outros agentes de fermentação. As marcas mais conhecidas são a Bob’s Red Mill, Ener-G e a Ordan.

Cada uma vem com as próprias instruções. Mas, de modo geral, você precisa de 1,5 colheres de chá do pó misturadas a 3 colheres de sopa de água morna para substituir cada ovo.

5. O tofu de seda

Tofu nada mais é do que leite de soja condensado, que foi processado e pressionado em blocos sólidos. A sua textura varia de acordo com o seu teor de água. Quanto mais água for usada em seu preparo mais firme ele será.

O tofu de seda tem muita água. E justamente por isso, ele tem uma consistência mais suave. Se quiser utilizá-lo para substituir um ovo, use um quarto de copo de tofu de seda amassado como um purê. Essa troca é bem-vinda no preparo de brownies, biscoitos, pães e bolos.

6. O vinagre e o bicabornato de sódio

Quando misturamos uma colher de chá de bicarbonato de sódio com uma colher de sopa de vinagre temos aí um “ovo”. Ou melhor, um dos substitutos efetivos para os ovos nas receitas.

Para fazer o preparo, você pode usar vinagre de maçã ou vinagre branco. Isso porque estes são os mais populares. Assim que ocorrer a mistura haverá uma reação química. Essa reação produzirá dióxido de carbono e água, o que deixará os seus preparos mais arejados e mais claros.

Essa combinação funciona melhor para bolos, cupcakes e pães.

7. O iogurte ou o soro de leite coalhado

Tanto o iogurte quanto o soro de leite coalhado funcionam como excelentes substitutos dos ovos. No caso do primeiro, o ideal é usar sem aromatizantes ou açúcar, para não alterar o sabor da receita.

A dica é colocar um quarto de xícara (60 g) de um dos dois produtos para cada ovo que você precise substituir.

Funciona melhor para fazer muffins, bolos e cupcakes.

8. A araruta

Essa planta (8) é um tubérculo originário na América do Sul. Ela é rica em amido na sua composição. Normalmente esse amido é extraído e vendido em forma de farinha, sendo usado na culinária constantemente.

Misturando 2 colheres de sopa desse pó com 3 colheres de sopa de água você encontra a combinação perfeita para substituir na sua receita pelo menos um ovo.

9. A aquafaba

A aquafaba (9) é o líquido que sobra quando se tem feijões ou outros tipos de grãos de legumes em lata. Ele tem uma semelhança parecida com a da clara crua. Por isso é um dos substitutos efetivos para os ovos. 

Dá para substituir usando 3 colheres de sopa para cada ovo que a receita peça.

10. As manteigas de nozes

Manteigas de nozes como a manteiga de amendoim, de caju e de amêndoa também servem como substitutos efetivos para os ovos.

Basta colocar 3 colheres de sopa de uma delas para cada ovo que precise ser substituído. Vai muito bem no preparo de brownies, panquecas e biscoitos.

11. A água gaseificada

Essa água oferece mais umidade para o seu preparo, servindo também como um incrível agente fermentador.

Suas bolhas de ar ajudam a sua receita a ficar mais leve e mais macia. Pode-se substituir cada ovo por 60 g dessa água. Funciona muito bem para bolos, cupcakes e pães.

12. O agar-agar ou a gelatina

A gelatina é como um gel, funcionando muito bem como um dos substitutos efetivos para os ovos. A grande questão é que ela é uma proteína animal, derivada do colágeno de porcos e vacas. Se sua ideia é uma dieta vegana o agar-agar vai muito bem para esse propósito, por ser derivado das algas.

O ideal é que eles não sejam aromatizados e nem adoçados, para não alterar o sabor da receita. Para substituir um ovo dissolva uma colher de sopa de gelatina sem sabor em 1 colher de água fria, misturando depois em 2 colheres de sopa de água fervendo, até ficar esponjoso.

No caso de usar agar-agar você pode misturar uma colher de sopa desse pó com uma colher de sopa de água para cada ovo que você deseje substituir. A ideia é que com essas trocas seu preparo fique com uma textura mais rígida e sem sabor de nenhum desses produtos!

13. A lecitina de soja

A lecitina de soja é um subproduto do óleo de soja. Ela apresenta propriedades de ligação bastante semelhantes com as dos ovos. Não é raro que ela seja usada para misturar outros alimentos e mantê-los unidos.

Normalmente ela é vendida em pó e pode ser encontrada com facilidade em lojas de alimentos naturais. Para fazer a substituição basta usar uma colher de sopa do pó de lecitina de soja para cada ovo que tiver que usar na receita.

O que fazer se a receita nos pede apenas as claras ou apenas as gemas dos ovos?

Como você deve ter percebido até agora só mostramos substitutos efetivos para os ovos inteiros, não separados. Não apontamos como substituir as claras do ovo em uma receita, ou a gema de ovo num preparo.  Tendo isso em vista é muito importante que apresentemos as substituições viáveis. Veja a seguir:

  • No caso da clara do ovo, você pode usar a aquafaba, porque ela é a melhor opção. Coloque 3 colheres de sopa na receita para cada clara de ovo que você precise substituir;
  • No caso da gema do ovo, aposte na lecitina de soja. Basta colocar uma colher de sopa de seu pó para cada gema de ovo grande que você precisaria usar.

Escolha o seu substituto para o ovo

Os ovos são muito importantes para as nossas receitas, porque eles ajudam a dar mais estrutura aos preparos, mais cor, mais sabor e também muito mais consistência no caso daqueles que são assados.

Lamentavelmente algumas pessoas não podem consumir ovos por questão de saúde e outras preferem não fazê-lo, por variados motivos. Felizmente existem vários alimentos e produtos que funcionam como substitutos efetivos para os ovos. Porém cada um funciona de uma maneira e vai melhor com diferentes receitas.

Por exemplo, em alguns casos você precisa de uma textura mais pesada e mais densa na sua receita e aí alguns substitutos caem melhor e dão um resultado que se aproxima mais dessa ideia. Em outros, no entanto, você precisa de uma textura mais esponjosa e areada, então são outros os substitutos que cumprem bem o objetivo que você deseja alcançar.

A palavra-chave aqui é “testar”! Em muitos casos você vai demorar para encontrar o substituto perfeito para uma receita que gosta muito,, mas faz parte do processo de aprimoramento gastronômico.

Além disso, não dá para usar um mesmo substituto sempre. Como já explicamos, cada um atende a uma demanda distinta. Por isso, é importante conhecer bem o resultado que deseja atingir antes de escolher o seu substituto.

Aqui apresentamos a você alguns substitutos efetivos para os ovos, para que a partir de agora você não dependa apenas desse alimento para criar receitas únicas e preparos maravilhosos e únicos.

Vale a pena se preparar para passar várias horas prazerosas na cozinha, fazendo teste e conhecendo mais sobre gastronomia e sobre o potencial das trocas que apresentamos. Boa sorte.

>